Perfume de Jacarandá

Quem és tu. Quem és tu que assim vens pela noite adiante, Pisando o luar branco dos caminhos, Sob o rumor das folhas inspiradas? Sophia de Mello Breyner Andreson

quarta-feira, agosto 11, 2010

estive lá



O Museu Hergé é uma admirável obra de arquitectura. Localizado em Louvain-la-Neuve, arredores de Bruxelas, abriu ao publico em Junho de 2009. O edifício lembra um grande navio, uma imagem que deliberadamente faz eco às várias proezas marítimas de Tintim.
Nos três andares e nove salas do museu (uma delas de exposições temporárias) em forma de prisma, com uma área de 3600 metros quadrados, encontramos cerca de 900 desenhos e pranchas originais de Hergé, objectos pessoais do autor, documentos e fotografias familiares. Assim, acompanhada por um Ipod de última geração,- guia fundamental para a visita- foi fácil "penetrar no mundo de Hergé”, descobrir a sua vida, o que amava, as suas viagens, os animais de que gostava, a sua paixão por carros e sobretudo "o homem multifacetado" que era, o artista cuja criação maior foi Tintim, em Janeiro de 1929.
O nome verdadeiro de Hergé era Georges Remi. O seu pseudónimo provém da pronúncia francesa das suas iniciais invertidas, R.G.
Foram cerca de três horas bem passadas num espaço moderno,atraente, dinâmico; voltarei um dia pois que algumas das exposições são temporárias.
Entrem também

45 Comentários:

  • Às 11 de agosto de 2010 às 18:43 , Blogger Valvesta disse...

    lindo, mas daqui da a impressão que vai cair... ou voar na leveza da arquitetura, beijos.

     
  • Às 11 de agosto de 2010 às 18:53 , Blogger poetaeusou . . . disse...

    *
    o Tintim
    do meu encanto,
    obrigado,
    ,
    marés de cultura, ficam,
    ,
    *

     
  • Às 11 de agosto de 2010 às 19:13 , Blogger MagyMay disse...

    E estas visitas, são tão interessantes. Enriquecem.
    E eu contigo, descobri-o também...

    Benvinda, Lilá(s)!!!

    Beijinhos

     
  • Às 11 de agosto de 2010 às 20:28 , Blogger Valéria Gomes disse...

    Lindo, lindo!!!
    Aproveite, querida!!!

    Beijos para ti!!!

     
  • Às 11 de agosto de 2010 às 20:45 , Blogger Chica disse...

    Que lindo passeio cultural esse,heim? Gostei de ver!beijos,tudo de bom,chica

     
  • Às 12 de agosto de 2010 às 00:00 , Blogger AVOGI disse...

    olá , vim retribuir a visita ao meu blogue.ainda se sente o o perfume do jacarandá. obrigada.kis :)

     
  • Às 12 de agosto de 2010 às 00:18 , Blogger Rosan disse...

    olá.
    pela foto já dá para ter uma idéia da beleza do lugar.
    poder conhecer de perto um museu assim é muito bom, tudo que apreciamos, que aprendemos, nunca mais nos é tirado.

    beijo

     
  • Às 12 de agosto de 2010 às 00:18 , Anonymous Lua Nova disse...

    Que delícia viajar contigo...
    Que espetáculo esse Museu. Viajar é sonhar acordado.
    Espero outros posts.
    Beijos, querida.

     
  • Às 12 de agosto de 2010 às 00:29 , Blogger Mada disse...

    Isso deve dar uma emoção
    Do tamanho do infinito
    E atingir o mais duro coração
    Com honrarias ao bonito!

    Bjss

     
  • Às 12 de agosto de 2010 às 04:04 , Blogger lis disse...

    Oi Lila(s)
    primeiro agradecer sua delicadeza em me explicar direitinho sobre esse lindo e aprazível lugar _ Brugge , nao acusei o recebimento do email porque tenho tido dificuldades várias com a conexão e acesso a internet,(ainda nao tive sorte com o prestador de serviço da internet sem fio) mas iria faze-lo hoje,ok?
    vou seguir o rastro do Museu pra conhecer melhor o artista Hergé.
    deixo abraços

     
  • Às 12 de agosto de 2010 às 04:07 , Blogger lis disse...

    Oi Lila(s)
    primeiro agradecer sua delicadeza em me explicar direitinho sobre esse lindo e aprazível lugar _ Brugge , nao acusei o recebimento do email porque tenho tido dificuldades várias com a conexão e acesso a internet,(ainda nao tive sorte com o prestador de serviço da internet sem fio) mas iria faze-lo hoje,ok?
    vou seguir o rastro do Museu pra conhecer melhor o artista Hergé.
    deixo abraços

     
  • Às 12 de agosto de 2010 às 04:08 , Blogger lis disse...

    Oi Lila(s)
    primeiro agradecer sua delicadeza em me explicar direitinho sobre esse lindo e aprazível lugar _ Brugge , nao acusei o recebimento do email porque tenho tido dificuldades várias com a conexão e acesso a internet,(ainda nao tive sorte com o prestador de serviço da internet sem fio) mas iria faze-lo hoje,ok?
    vou seguir o rastro do Museu pra conhecer melhor o artista Hergé.
    deixo abraços

     
  • Às 12 de agosto de 2010 às 10:01 , Blogger maria teresa disse...

    Excelente "viagem´", para mim a notícia da existência deste Museu é em primeira mão... Bélgica um local a revisitar e a não esquecer um "saltinho" a este local de lembranças de juventude e não só...
    Abracinho

     
  • Às 12 de agosto de 2010 às 11:51 , Blogger Lilazdavioleta disse...

    Tenho viajado um pouco contigo .
    E só tenho a parabenizar a guia excelente que és .

    Beijo

     
  • Às 12 de agosto de 2010 às 14:02 , Blogger Fa menor disse...

    um mundo admirável para descobrir...

     
  • Às 12 de agosto de 2010 às 15:36 , Anonymous Anónimo disse...

    Que maravilha Lila, e ou me engano muito ou estás a entrar tu e o meu amigo Tiago, que lindo!
    Beijinhos e continuação de boas férias, quando voltam?
    ANA

     
  • Às 12 de agosto de 2010 às 16:19 , Blogger Há.dias.assim disse...

    Boas férias pelo que me é dado ver...
    Bjocas

     
  • Às 12 de agosto de 2010 às 17:56 , Blogger Justine disse...

    Ora aí está uma coisa que me fará voltar de bom grado a Bruxelas!!
    Obrigada pela informação

     
  • Às 12 de agosto de 2010 às 18:59 , Blogger Graça Pereira disse...

    Imagino o teu espírito encantado...absorvendo de certeza aquele halo de aventuras, viagens e...principalmente o grande Tintim que fez as minhas delícias quando era garotinha...Acho que deve ser quase um milagre...penetrar assim...num mundo que conhecíamos apenas pelo nosso imaginário..
    Beijo grande
    Graça

     
  • Às 12 de agosto de 2010 às 20:32 , Blogger Sandra disse...

    AGRADEÇO IMENSAMENTE O SEU CARINHO. Retribuo com meu carinho tbém...
    A CURIOSA AGRADEÇE A SUA ATENÇÃO. TEM UM SELINHO PARA VC. 80 MIL VISITAS.
    NA INTERAÇÃO DE AMIGOS TEM COLETIVAS MUITO INTERESSANTE.
    PASSE POR LÁ.
    http://sandrarandrade7.blogspot.com
    Um grande abraço.
    A amizade é o melhor abraço que recebemos de alguém muito especial- VOCÊ!!
    Que bom que vc veio.

    Sandra

     
  • Às 12 de agosto de 2010 às 21:28 , Blogger Vanuza Pantaleão disse...

    Querida Lilá,
    Caso não tivesse cursado o Direito, com certeza, seria museóloga. Há pessoas que pensam os museus como espaços estáticos e enfadonhos, mas os museus são dinâmicos e neles entramos em contato com a História dos nossos antepassados. Já visitei muitos e de todos me recordo com clareza.
    Adorei a tua descrição e a foto comprova tudo o que disseste.
    Maravilhoso!
    Beijos, minha querida!!!

     
  • Às 13 de agosto de 2010 às 00:31 , Blogger Vieira Calado disse...

    Tanto que eu apreciei as suas histórias,

    quando era moço...

    E hoje ainda!

    Bjs

     
  • Às 13 de agosto de 2010 às 00:43 , Blogger Pérola disse...

    Tu é chique heim amada rs.
    Que lugar maravilhoso!!!
    Amei a foto rs.
    Obrigado pelo carinho da visita.
    Beijokas amiga.

     
  • Às 13 de agosto de 2010 às 06:09 , Blogger Sônia Silvino disse...

    Amiga!
    Que viagem maravilhosa! Na minha opinião, viajar é uma das melhores coisas da vida!
    Beijos, muitos!

     
  • Às 13 de agosto de 2010 às 09:09 , Blogger sinfonia disse...

    Também gostava de visitar este
    Museu, pode ser que aconteça.
    Você "espevitou" a vontade,
    obrigada por isso.
    Beijinho e bom fim de semana.
    Irene

     
  • Às 13 de agosto de 2010 às 12:16 , Blogger Otário disse...

    um dos ponto a visitar,
    sem dúvida. li, salvo
    raríssima excepção,
    todas as obras do
    Tintim, de Hergé.

     
  • Às 13 de agosto de 2010 às 13:01 , Blogger Pelos caminhos da vida. disse...

    Que lindo passeio.

    beijooo.

     
  • Às 13 de agosto de 2010 às 14:11 , Blogger Petrus Monte Real disse...

    Bela descrição do museu Hergé.
    A capital belga tinha já uma Livraria, toda ela dedicada ao autor, que era um encanto.
    Recordei a viagem que fiz, há poucos anos, áquela grande cidade.
    Que excelente perfume!
    Grato.

     
  • Às 13 de agosto de 2010 às 18:30 , Blogger Rosa dos Ventos disse...

    Obrigada pela visita!
    Ainda tenho dezenas de livros do Tintim no sótão!
    Os rapazes tinham tantos que alguns acabaram por ficar cá em casa à espera ...dos netos, se os chegar a ter!

     
  • Às 14 de agosto de 2010 às 00:13 , Blogger Flor de Lótus disse...

    Oi,Lilás!Passando pra conhecer seu blog, muito lindo por sinal, cheio de pelos textos, poesia e tudo mais, esse museu deve ser mesmo fantástico.
    Só pelas fotos já deu para perceber que ele é encantador.
    Um ótimo fim de semana!
    Beijosss

     
  • Às 14 de agosto de 2010 às 00:43 , Blogger mfc disse...

    Lovaina é uma cidade notável!
    Não conheço o museu... mas não o perderia desta vez se lá estivesse.

     
  • Às 14 de agosto de 2010 às 02:23 , Blogger AFRICA EM POESIA disse...

    Com a cara do Tintim o meu sorriso ainda é maior...


    beijos

    SORRIR



    Sorri...
    Sorri sempre...
    Aproveita...
    A Vida...
    O Sol...
    O Amor...
    E vai srrindo...
    Olha o belo...
    Olha o lindo...
    E continua a sorrir...
    Faz da vida...
    O teu grande sorriso...
    Pois é muito bom...
    Saber sempre sorrir...

    LILI LARANJO

     
  • Às 14 de agosto de 2010 às 13:23 , Blogger Hana disse...

    oi amiga, aki é tudo sabedorai, aprendi um pouquinho mais sobre Bruxelas sobre o museu, tenho vontade de conhecer, mas tenho que ir por partes, rs, deixa eu conhecer tudo aki no Japão primeiro, rs
    com carinho
    Hana

     
  • Às 14 de agosto de 2010 às 14:24 , Blogger BritoRunner disse...

    Obrigado pela visita ao EntroncamentoRunners, quanto aos problemas temos de aprender a viver com eles...

    Pelo que vejo as férias estão a correr bem, boa continuação.

    Beijo grande

     
  • Às 14 de agosto de 2010 às 15:09 , Blogger Multiolhares disse...

    Existem por este mundo lugares lindos com alusões ás nossas reminiscências, sabe bem estes passeios
    Bj

     
  • Às 14 de agosto de 2010 às 21:16 , Blogger Barbara disse...

    Mimo.

     
  • Às 15 de agosto de 2010 às 08:32 , Blogger Maria Luisa Adães disse...

    Lilá(S)

    Recebi tuas lindas palavras ao meu poema e por isso eu digo, algumas vezes,

    "Tão grande o Mundo
    E países tão distantes"...

    Tudo quanto escrevo, tem muito ou tudo de mim. Toma uma forma ficcionada, mas quantas e quantas vezes nas entrelinhas, se conta
    a história de uma vida.

    Adoro - Hergé - o seu TINTIN, o cãozinho e todos os outros personagens.

    Muito bom nos trazeres notícias deles. Estive na Bélgica, mas já há uns anos. Adorei os textos que enviaste. Parabéns e obrigada pela
    tua presença no meu poema de "Amor,
    à minha pequenina".

    Beijos,

    Maria luísa

     
  • Às 16 de agosto de 2010 às 13:13 , Blogger AC disse...

    E as andanças continuam...
    Que belas férias, Lilá(s)!

    Beijo :)

     
  • Às 16 de agosto de 2010 às 15:00 , Blogger Mona Lisa disse...

    Olá

    Um passeio que apetece!

    Obrigada pela visita guiada.

    Bjs.

     
  • Às 16 de agosto de 2010 às 15:56 , Blogger sonho disse...

    É sempre maravilhoso...visitar espaços encantadores...
    Beijo d'anjo

     
  • Às 17 de agosto de 2010 às 00:05 , Blogger MZ disse...

    Lilá(s)!!!
    Eu estive a ler e a ver as fotos.
    Tu andaste por sítios tão lindoooooooos!

    Se ainda estiveres de férias, desejo-te uma boa continuação.
    Bjs

     
  • Às 17 de agosto de 2010 às 13:24 , Blogger Chica disse...

    Te encontrei em um comentário por aí e voltei aqui...desta vez pra deixar apenas um beijo e desejar um lindo dia!chica

     
  • Às 18 de agosto de 2010 às 23:30 , Anonymous Vicktor disse...

    Deve ser
    Um local de encantamento
    Mas eu...
    Sou mais do "Mandrake"
    e do "Marca Amarela"
    Menos poéticos
    Mas com mais
    Mistério
    E segredos
    Alguns mesmo segredados
    Outros na entrelinhas
    Entendidos

    Bjs

     
  • Às 19 de agosto de 2010 às 15:40 , Anonymous Marieta disse...

    Amiga,

    Linda tua postagem, mas só me deixou com vontade cada vez maior de viajar para a Europa e conhecer estas maravilhas de museus, arquieturas, enfim, a cultura milenar predominante no continente europeu.
    Obrigada por me conceder o prazer de conhecer um pouco mais desta cultura, que me faz sonhar acordada.
    Com carinho

     
  • Às 25 de agosto de 2010 às 09:17 , Blogger Hana disse...

    Oi minha linda vc esta lá em meu cantinho viu vai la ver seu o carinho que deixei um selinho e techos da natureza. para demosntra meu carinho com vc e meus amigos.

     

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

Hiperligações para esta mensagem:

Criar uma hiperligação

<< Página inicial

 
Free Flower Cursors at www.totallyfreecursors.com