Perfume de Jacarandá

Quem és tu. Quem és tu que assim vens pela noite adiante, Pisando o luar branco dos caminhos, Sob o rumor das folhas inspiradas? Sophia de Mello Breyner Andreson

terça-feira, abril 28, 2015

O lilás



Minha avó tinha vários lilases no quintal e apesar de ainda muito pequena apreciava-os: hoje fazem parte das minhas memórias de infância; era também, lembro, a flor preferida de minha mãe.
Há dias num dia-cinza-frio, que parecia de inverno, apesar do calendário dizer que é primavera deparei-me com esta lilás- flor e isso me fez feliz. O céu nublado não diminuiu  a beleza da paleta que a natureza oferece, senti que o sol brilhou e me aqueceu interiormente.
Prazeres simples que satisfazem, momentos felizes que nos fazem voar no tempo. O lilás da minha infância…estava ali!
‘coisas’ que nos acompanham ao longo da vida, carregando grande cumplicidade-afectividade e sentimentos incondicionais. 






60 Comentários:

  • Às 29 de abril de 2015 às 00:02 , Blogger ✿ chica disse...

    São lindas e verdade e ainda mais quando trazem recordações de infância que ficam pra sempre! Lindo! bjs, chica

     
  • Às 29 de abril de 2015 às 01:11 , Blogger Francisco disse...

    Beijinhos

     
  • Às 29 de abril de 2015 às 11:08 , Blogger Justine disse...

    É um encantamento, estas ofertas da natureza!

     
  • Às 29 de abril de 2015 às 13:29 , Blogger Majo disse...

    ~
    ~ Belos e intensamente fragrantes
    ~ inundam os sentidos e conferem
    ~ a doce sensação de plenitude...

    ~ As soberbas fotos documentam as
    ~ ansiadas e generosas dádivas de
    ~ um jardim tratado amorosamente...

    ~ Dias serenos e mágicos com flores
    de Syringa de encantador lilás...

    ~~~~ Beijinho. ~~~~~~~~~~~~~

     
  • Às 29 de abril de 2015 às 13:44 , Blogger Crocheteando...momentos! disse...

    São maravilhosas amiga...e quão bom é fazer recordar a nossa infância!
    Bj amigo

     
  • Às 29 de abril de 2015 às 13:52 , Blogger SOL da Esteva disse...

    Apropriadamente lilás das Memórias e para trazer Memórias. É bom quando somos presenteados (de surpresa) pela Natureza.
    Lindo.


    Beijos



    SOL

     
  • Às 29 de abril de 2015 às 21:27 , Blogger Flor de Jasmim disse...

    A natureza é linda sempre, quando oferece boas recordações sua beleza parece não ter fim.

    Beijinho querida

     
  • Às 29 de abril de 2015 às 21:52 , Blogger Mona Lisa disse...

    ...e esses pedacinhos que transportamos com carinho iluminam os nossos dias.

    As fotos estão linnnnnnnnnnnnnnnnnnnnndas!

    Beijinhos.

     
  • Às 29 de abril de 2015 às 23:38 , Blogger Mar Arável disse...

    Bjs tantos

     
  • Às 30 de abril de 2015 às 00:01 , Blogger lua singular disse...

    Oi Querida,
    As recordações nos fazem felizes e tristes. As flores sempre permeiam o mais lindo cantinho do nosso coração.
    As reminiscências doem a alma.
    Beijos no coração
    Inté...

     
  • Às 30 de abril de 2015 às 00:44 , Blogger ॐ Shirley ॐ disse...

    Flores delicadas, carregam grandes emoções e que bom lembrar entes queridos ao admirar algum atributo da natureza.
    Beijos, Lilá(s)!

     
  • Às 30 de abril de 2015 às 09:06 , Blogger Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

    É magnifica esta época de Primavera pois as árvores estão floridas e é um regalo para a vista.
    Um abraço.

     
  • Às 30 de abril de 2015 às 12:04 , Blogger Lilly Silva disse...

    São florzinha lindas, e de uma cor que é uma das minha preferidas Lilás...
    Belo post!

    Beijos e beijos

    http://simplesmentelilly.blogspot.com.br/

     
  • Às 30 de abril de 2015 às 12:41 , Blogger O meu pensamento viaja disse...

    Adoro lilases e também recordo as árvores que floresciam no quintal da avó!
    beijo

     
  • Às 30 de abril de 2015 às 14:02 , Blogger Agostinho disse...

    São as coisas simples que nos apaziguam que reequilibram o deve e haver da nossa existência.
    Cores lindas, Lilá(s), onde se vislumbra a eterna menina.

     
  • Às 30 de abril de 2015 às 16:03 , Blogger Maria Teresa de Brum Fheliz Benedito disse...

    Como é linda a sua Lilás!
    Eu não conhecia esta flor vim conhecer aqui em seu \Blog querida Lilás!
    Me apaixonei por ela, amo flores.
    Um abraço cara amiga e tudo de lindo sempre em sua vida.

     
  • Às 30 de abril de 2015 às 21:16 , Blogger As Mulheres 4estacoes disse...

    Que lindas flores,tão bom poder nos alimentar de recordações queridas.
    Abraços

     
  • Às 30 de abril de 2015 às 21:20 , Blogger Existe Sempre Um Lugar disse...

    Boa noite, a cor das suas recordações são lidas, também tenho preferência pela mesma cor, as fotos revelem a beleza da cor e da beleza das flores.
    AG

     
  • Às 30 de abril de 2015 às 21:22 , Blogger lis disse...

    Os lilazes são suaves como a Lila.E quando a deixam assim nostálgica desperta nela valores escondidinhos no coração _lembranças essas que marcam a vida das pessoas sensíveis.
    Gostei da prosa-poética e das florinhas pendendo sobre as folhas do arbusto.
    Obrigada por proporcionar também alegria ,ao compartilhar.
    um abraço

     
  • Às 30 de abril de 2015 às 22:42 , Blogger Graça Sampaio disse...

    Muito lindo! Adoro a cor lilás!

    Beijinhos primaveris

     
  • Às 1 de maio de 2015 às 17:13 , Blogger Magia da Inês disse...

    ✿⊱·.
    As flores são lindas, essas recordações também!...

    Ótimo fim de semana!
    Beijinhos..·°هჱ
    ❤ه° ·.

     
  • Às 2 de maio de 2015 às 03:16 , Blogger Lune Fragmentos da noite com flores disse...

    Também da minha avó, os lilases eram suas flores preferidas.

    E as tuas fotografias estão lindas. Quem diria num dia cinza-frio, tanta cor!
    Levo comigo um pouco dessa cor.

    Há pequenos fragmentos que despertam em nós doces lembranças.

    E a Primavera, como está difícil de voltar :-(

    Bom fim-de-semana!
    Beijos

     
  • Às 2 de maio de 2015 às 19:56 , Blogger Isabel Maria Rosa Furtado Cabral Gomes da Costa disse...

    Ah, as memórias boas! Os rastos de luz que ficam no nosso coração para todo o sempre.
    Beijos meus.

     
  • Às 2 de maio de 2015 às 22:46 , Blogger Pérola disse...

    Uma herança que te fica muito bem.

    Beijinhos lilazes.

     
  • Às 3 de maio de 2015 às 00:21 , Blogger José María Souza Costa disse...


    Olá. Lilá(s)

    Amei a sua postagem.
    Desejos de um bom fim de semana.
    Abraços, do Brasil

     
  • Às 3 de maio de 2015 às 20:08 , Blogger São disse...

    São lindas ---

    O fundo musical também

    Bom Dia da Mãe e um abraço

     
  • Às 3 de maio de 2015 às 21:18 , Blogger Majo disse...

    ~
    ~~ Continuação de um Dia da Mãe muito terno e feliz. ~~

    ~~~~~ Abraço amigo. ~~~~~
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

     
  • Às 4 de maio de 2015 às 00:33 , Blogger Filha do Rei disse...

    Lendo o teu post deu-me saudade daquilo que não tive( é estranho, como ter saudade assim :), mas é a sensação que tive.Não tive convivência com minhas avós e isso sempre marcou a minha infãncia. Assistia ao Sítio do Picapau Amarelo e desejava ter aquela vovó :) Mas o cheiro de vó é igual ao cheiro do jardim.

    Tenha uma abençoada semana!Bjs

     
  • Às 4 de maio de 2015 às 01:15 , Blogger ONG ALERTA disse...

    Muito lindo, beijo Lisette.

     
  • Às 4 de maio de 2015 às 02:27 , Blogger Algodão Tão Doce disse...

    Palavras gentis são um favo de mel, doçura para a alma
    e saúde para o corpo.(Pr 16,24)
    Obrigada amiga, pela visita atenciosa!
    Beijo grande, Marie.

     
  • Às 4 de maio de 2015 às 09:43 , Blogger greentea disse...

    é verdade , lilás . Há pequenaos acompanham desde sempre que as n/ mães ou as nossas avós faziam ...
    a minha Avó adorava violetas e eu tenho sempre de várias core spois acho-as lindas - no fundo são pequenas homenagens que LHES fazemos!
    bj para ti

     
  • Às 4 de maio de 2015 às 14:21 , Blogger Simone Felic disse...

    Eu já vi esta planta , mas ainda não sabia seu nome , sou muito curiosa em saber nomes ,cultivo.
    Aqui me deparo com algumas que também me lembram a infancia, e as planto para relembrar fatos felizes.

    bjs e uma feliz semana.

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

     
  • Às 4 de maio de 2015 às 16:42 , Blogger MARILENE disse...

    O contentamento fica gravado na alma e a imagem traz de volta, na lembrança, os momentos preciosos que se viveu. Lindas fotos! Bjs.

     
  • Às 4 de maio de 2015 às 17:08 , Blogger © Piedade Araújo Sol disse...

    sim há coisas que nos acompanham a vida inteira!

    e os lilases são belíssimos assim como as fotos apresentadas.

    beijinho

    :)

     
  • Às 4 de maio de 2015 às 17:18 , Blogger Ana Freire disse...

    Que bom quando coisas tão simples, nos despertam tão boas recordações...
    Realmente, são mesmo flores encantadoras!
    Beijos
    Ana

     
  • Às 4 de maio de 2015 às 18:20 , Blogger Vento disse...

    hoje e sempre, os lilás são uma maravilha da natureza.
    são belissimas, as imagens, bem como sei que, saborosas, as memórias felizes.
    beijinho, Lila.
    grata pelo carinho, lá no vento.

     
  • Às 4 de maio de 2015 às 20:38 , Blogger Fê blue bird disse...

    Um momento mágico que te levou à infância.
    Memórias visuais que o tempo não apaga.

    Um beijinho e boa semana amiga Lilá(s)

     
  • Às 4 de maio de 2015 às 21:06 , Blogger Lilazdavioleta disse...

    Interessante ... além de gostar muito de plantas , há três que nunca deixo de ter . Eram as preferidas de minha Mãe e que ficaram comigo depois da sua morte .
    É tão saboroso estas pequenas mas valiosas e afectuosas heranças .

    Os teus lilases são lindos e as fotos , como sempre óptimas .

    Um beijo , Lila , e boa semana

     
  • Às 4 de maio de 2015 às 22:07 , Blogger Ailime disse...

    Amiga, lindas fotos!
    Também aprecio imenso os lilases, que existiam em profusão na Escola Primária da minha aldeia!
    Aqui próximo também embelezam os muros de algumas moradias e já tive o prazer de os admirar!
    Beijinhos,
    Ailime

     
  • Às 4 de maio de 2015 às 22:20 , Anonymous Anónimo disse...

    Loiva Aprendiz

    Boa tarde florzinha Lila , obrigada pela sua visita, como sempre seu trabalho esta divino que sua semana seja iluminada.
    Bjks Loiva

     
  • Às 5 de maio de 2015 às 12:35 , Blogger Pedrasnuas disse...

    Uma bela herança de família! Beijinhos e bom dia!
    PN

     
  • Às 5 de maio de 2015 às 15:08 , Blogger Lourdinha Vilela disse...

    Que flores lindas, o nome delas você saberia dizer? fiquei encantada. A infância tem essa capacidade de registrar coisas belas.
    Um grande abraço.

     
  • Às 5 de maio de 2015 às 16:35 , Blogger Miguel disse...

    Não vais acreditar... mas trouxeste à minha lembrança recordações muito gratas.
    Não sei se sabes que o meu falecido Pai era engenheiro agrónomo, alentejano, e tinha um "pequenino monte" no Alentejo. Quando eu era pequenito íamos os três para lá, de vez em quando, e debaixo da janela do meu quarto havia um lilás. Como fazia calor eu dormia com a janela do quarto aberta, e ainda me lembro muito bem do perfume que inundava o quarto!!!
    Para além do perfume, a flor é lindíssima.

    R: Tu nunca chegas atrasada, amiga. Gosto sempre de te ver lá, seja a que horas for, com sol ou com chuva, ou até com neve -:)
    "Vemo-nos" mais ou menos com um mês de intervalo, sim. Não tenho mesmo hipótese de publicar mais do que uma vez por mês...

    Uma semana florida te desejo...
    Um beijo
    MIGUEL / ÉS A MINHA DEUSA

     
  • Às 5 de maio de 2015 às 17:55 , Blogger Jardineiro do Rei disse...

    E tens razão, Lila... há memórias que nos acompanham a vida toda, Um perfume subtil, um som, um palavra, uma flor...
    E, estranhamente, por vezes, são as boas memórias as que mais nos fazem sofrer.
    Um abraço
    João

     
  • Às 6 de maio de 2015 às 16:45 , Blogger tulipa disse...


    Obrigada pela partilha de
    tão belas recordações.

    AMO a Natureza!

    O mês em que nasci.
    ABRIL foi o meu mês!

    LILA:
    OBRIGADO pelos votos de PARABÉNS

    Foram pouquinhos, os que me felicitaram,
    no entanto...
    poucos mas sinceros e bons.

    Acabei de fazer um post com as fotos desse dia...

    http://tempolivremundo.blogspot.pt/

    Continuarei sempre
    a perseguir os meus sonhos
    desde que Deus me acompanhe.

    Beijinho

     
  • Às 6 de maio de 2015 às 21:19 , Blogger AC disse...

    Lilases que se entranham, lilases que apaziguam...

    Um beijinho :)

     
  • Às 6 de maio de 2015 às 21:56 , Blogger Zilani Célia disse...

    OI LILÁ(S)!
    LINDAS E DELICADAS E QUANDO NOS TRAZEM LEMBRANÇAS FELIZES, SÃO UM SÍMBOLO.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

     
  • Às 7 de maio de 2015 às 11:52 , Blogger Carmem Grinheiro disse...

    Olá, Lila.
    Ah, essas memórias de infância que nos entram pelos sentidos adentro, levam-nos numa viagem, que, nos apetece, seja bem demorada no tempo.
    Essas afinidades com presentes da natureza é que nos preenchem ;)

    bjn amg

     
  • Às 7 de maio de 2015 às 15:29 , Blogger Clau disse...

    Oi Lila \o/
    Algumas lembranças nos acalentam a alma,
    e nos remetem a doces recordações...
    Beijos!

     
  • Às 9 de maio de 2015 às 00:28 , Blogger Maria Rodrigues disse...

    Há memórias que ficam para sempre guardadas no nosso coração.
    Adoro lilases.
    Beijinhos
    Maria

     
  • Às 10 de maio de 2015 às 19:13 , Blogger Graça Pereira disse...

    >Como te compreendo, minha querida...e afinal, os lilases são lindos e perfumados.
    beijo
    Graça

     
  • Às 13 de maio de 2015 às 22:43 , Blogger Emília Pinto disse...

    E muitas dessas coisas que nos acompanham ao longo da vida recordei eu nesta minha viagem ao Brasil, a minha segunda pátria, como costumo dizer. Demorei a visitar os amigos e ainda só visitei dois. Mas, amiga, depois de uma ausência de dois meses, há sempre muito a fazer e o tempo faz-se pouco. Por isso, não me vou demorar; quero só deixar-te um beijinho e agradecer-te as visitas feitas enquanto estive fora. è muito bom saber que os amigos estão presentes. Com a minha sincera amizade já sabes que podes contar sempre. Beijinhos e muito obrigada pelo carinho
    Emília

     
  • Às 14 de maio de 2015 às 15:49 , Blogger saudade disse...

    Há coisas que sempre vale a pena recordar... São as pequenas coisas que nos recordam grandes momentos...
    Bjs

     
  • Às 15 de maio de 2015 às 00:56 , Blogger ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

    Querida amiga

    Há coisas tão belas
    em sua ternura
    e lembranças,
    que impossível
    é esquecê-las.
    Seguirão conosco
    nesta vida
    e em outras.
    Lembrar delas
    será lembrar também
    do amor,
    que as envolve
    e de quem as envolveu...

    ___________________________________


    Gostaria de convidá-la a visitar o meu outro blog
    www.semvoceeunaoseria.blogspot.com.br

    Nele estou publicando textos inspirados em músicas.
    Projeto de um livro para acordar sentimentos.

    Se puder, escute a música, leia o poema
    e deixe sua valiosa opinião.
    Amigos sabem ler nossas entrelinhas,
    e muitas vezes nos veem melhor do que
    realmente somos.

    Aluísio Cavalcante Jr.


     
  • Às 15 de maio de 2015 às 23:21 , Blogger Algodão Tão Doce disse...

    A gratidão é a memória do coração!
    Obrigada querida, pela sua amizade carinhosa, fico feliz
    em saber que em algum lugar desse mundo você existe, e
    agradeço a Deus pela sua atenção sempre presente e amável!
    Um grande abraço, Marie.

     
  • Às 15 de maio de 2015 às 23:21 , Blogger Algodão Tão Doce disse...

    A gratidão é a memória do coração!
    Obrigada querida, pela sua amizade carinhosa, fico feliz
    em saber que em algum lugar desse mundo você existe, e
    agradeço a Deus pela sua atenção sempre presente e amável!
    Um grande abraço, Marie.

     
  • Às 18 de maio de 2015 às 15:06 , Blogger Edite disse...

    Pequenos detalhes, pequenos momentos que nos encantam e trazem boas recordações. Convido-a a visitar meu kantinhodasmensagens, onde tenho estado mais presente.
    Http://kantinhodasmensagens.blogspot.Com. br

     
  • Às 18 de maio de 2015 às 21:30 , Blogger Nikas Nini disse...

    De passagem por lugares há tanto não visitados: o tom a perfume lilás e a mesma ternura de escrita.
    Beijinhos

     
  • Às 18 de maio de 2015 às 21:43 , Blogger Pérola disse...

    O lilás é lindo, suave, macio como a beleza da sua cor.

    Beijinhos

     
  • Às 15 de junho de 2015 às 12:57 , Blogger Lourdinha Vilela disse...

    Essas lembranças doces, preenchem nosso coração e nossa alma de eterna gratidão e beleza.Eterno perfume.
    LINDA Semana.

     

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

Hiperligações para esta mensagem:

Criar uma hiperligação

<< Página inicial

 
Free Flower Cursors at www.totallyfreecursors.com