Perfume de Jacarandá

Quem és tu. Quem és tu que assim vens pela noite adiante, Pisando o luar branco dos caminhos, Sob o rumor das folhas inspiradas? Sophia de Mello Breyner Andreson

quinta-feira, novembro 12, 2009

Dama da noite

Quando o sol se põe e escurece no jardim , sente-se um perfume intenso, suave e delicado: a "dama da noite" faz-se anunciar pela abertura de frágeis e delicadas flores de cor quase branca, ou amarelada. Só com um truque de luz artificial lhe poderemos ver iluminadas as pétalas e observar a sua beleza.
Muitos metros em redor, quase estonteando, o seu aroma forte expande-se, atingindo a vizinhança, levando a todos para paraísos estranhos e encantados.

23 Comentários:

  • Às 12 de novembro de 2009 às 19:01 , Blogger Mona Lisa disse...

    Olá

    Não conheço a flor.É linda!

    Pareceu-me a flor do jasmineiro. Ao ler o texto senti o perfume (jasmineiro), que nas noites quentes da minha juventude acompanhava os meus sonhos.

    Tinha-o no jardim, em Luanda.

    Bjs.

    Lisa

     
  • Às 12 de novembro de 2009 às 19:34 , Blogger ♥ ♥ Eu disse...

    Realmente amiga, a dama da noite possuiu um aroma inigualável, difícil descrever apenas sentir seu encantamento.

    beijos prá vc!

     
  • Às 12 de novembro de 2009 às 19:39 , Blogger Andradarte disse...

    Que vizinhos sortudos.
    Já ouvi dizer que é um cheiro intenso.
    Beijo

     
  • Às 12 de novembro de 2009 às 20:06 , Blogger Chica disse...

    É linda e bem perfumada essa dama da noite.Lindo!beijos,tudo de bom,chica

     
  • Às 12 de novembro de 2009 às 20:38 , Blogger maria teresa disse...

    O odor é o sentido que mais me liga aos lugares.
    Lindo texto, "senti" o cheiro das suas flores.
    Bjs

     
  • Às 12 de novembro de 2009 às 21:04 , Anonymous Anónimo disse...

    Querida amiga, só tu para nos trazeres estes pequenos prazeres, és positiva na vida, nos encantos que descobres em tudo, admito-te por seres como és.
    Beijo
    TL

     
  • Às 12 de novembro de 2009 às 21:27 , Blogger Vicktor disse...

    Querida Lilá(s)

    A "dama da noite", como o próprio nome indica, renasce logo que o sol vira o canto do Mundo perfumando todo o ambiente com o seu aroma único.

    Tive a felicidade de me encontrar com a "dama da noite" e de ser inebriado pelo seu aroma, onde o silêncio se fez música e a noite se fez sonho.

    Que sublime esta tua partilha...

    Beijinhos.

     
  • Às 12 de novembro de 2009 às 21:38 , Blogger PreDatado disse...

    Ai que cheirinho!

     
  • Às 13 de novembro de 2009 às 00:14 , Blogger clic disse...

    Inebriante... :)

     
  • Às 13 de novembro de 2009 às 00:26 , Blogger des-encantos disse...

    ...confesso que é talvez a mais espantosa e inebriante flor que conheço; isto de ser nocturna distingue e fascina....
    A 200/300m jás esente o tal aroma...

     
  • Às 13 de novembro de 2009 às 09:57 , Blogger uminuto disse...

    não sei qual é a flor...mas sei que me fez sonhar
    um beijo e obrigada pela visita

     
  • Às 13 de novembro de 2009 às 17:53 , Blogger MagyMay disse...

    Linda, Lilá(s)

    Tem um cheirinho inebriante. Dou por mim a "puxar-lhe o cheiro" sempre que a tenho por perto.
    E o nome está-lhe mesmo a preceito!

    Bom fim de semana
    Beijos

     
  • Às 13 de novembro de 2009 às 20:24 , Blogger .Lis disse...

    Oi,Lilá(s)
    Como toda dama deve ser, essa florzinha miuda é encantadora e perfumada.Conheço-a bem dos meus tempos de morada no campo, bem perto da natureza.
    Leva o perfume bem longe, pra deixar os cavalheiros inebriados rsrsrs
    meus abraços e bom dias de descanso

     
  • Às 14 de novembro de 2009 às 17:38 , Blogger Mónica disse...

    Que bela "dama da noite", bela e perumada, mas basta vir ao teu cantinho que se sente logo um aroma agradável.
    Beijokas
    Bom fim de semana :)

     
  • Às 14 de novembro de 2009 às 20:05 , Blogger Teresa disse...

    São flores do seu jardim?
    Realmente lindas!
    Bjs

     
  • Às 14 de novembro de 2009 às 20:51 , Blogger Pitanga Doce disse...

    O que tem de delicada tem de perfumada, a dama da noite.

    beijos e perfumes pra ti

     
  • Às 15 de novembro de 2009 às 16:22 , Blogger gaivota disse...

    uma dama que se sente pela noite e deixa o seu aroma...
    é assim, como dizes!
    beijinhos

     
  • Às 15 de novembro de 2009 às 16:49 , Blogger Avelaneira Florida disse...

    Quanto tempo...

    Já não me lembrava quase da "dama da noite"!!!!!
    Que bom entrar aqui e reencontrá-la!!!!
    "Brigados" pela partilha.

    Bjkas!

     
  • Às 15 de novembro de 2009 às 18:52 , Anonymous Rita disse...

    Querida Lilás,
    Despertaste a minha atenção e fiz alguma pesquisa. O nome científico é "Cestrum Nocturnum" e é originária de terras bem mais quentinhas. Talvez por isso é que se dá tão bem no Algarve.
    A minha Dama da Noite, mesmo após vários anos, continua enfezada, mas sempre vai dando algumas flores... Sempre gostava de saber se às vezes o perfume que aqui chega é da minha ou da tua "Cestrum Nocturnum"!

    Bjs
    Rita

     
  • Às 15 de novembro de 2009 às 20:55 , Blogger Chris disse...

    Não conhecia a flor, mas sempre que passo por aqui aprendo algo...
    Um beijo
    Chris

     
  • Às 16 de novembro de 2009 às 12:47 , Blogger Graça Pereira disse...

    Meu Deus que saudade!! Estou sentindo o aroma da "Rainha da noite" como lhe chamávamos em Quelimane. Tinhamos no nosso jardim e tinha sido um indiano amigo do meu pai quem nos deu... A rua toda ficava perfumada...Quando vim depois do 25 de Abril, tentei trazer sementes bolbos, raízes de tudo quanto havia no nosso pequeno jardim e que julgava que aqui não houvesse. Nada pegou e nem sabia que aqui em Portugal havia a "Rainha da noite".. Minha querida, desde miúda os meus sonhos foram embalados por este perfume...
    Obrigada por mo trazeres á lembrança!!
    Um beijo amigo.
    Graça

     
  • Às 17 de novembro de 2009 às 14:10 , Blogger Sara disse...

    Não conhecia esta flor mas pela descrição só pode ser bonita como tudo o que a natureza nos oferece.

    Só temos de descobri-la, olhá-la e sentir os seus cheiros... Bjs

     
  • Às 18 de fevereiro de 2010 às 13:54 , Anonymous Anónimo disse...

    Olá amiga Lilá(s)
    Mais uma vez quero parabenizá-la por tão lindas postagens.
    Na verdade esta Dama da Noite é simplesmente incrível.Plantei uma no meu jardim, em frente à entrada principal. Suas flores tão singelas exalam um perfume inebriante à noite.
    Em fins de novembro 2009 ela começou a colocar os botõezinho. Seus ramos ficaram até pesados de tantos botões e todas s noites eu ia espiar para ver se já estavam abrindo. Um belo dia, próximo do Natal, minha nora chegou feliz dizendo que a Dama iria abrir na noite de Natal.
    As 22 hs, voltvamos da Missa de Natal, e seu perfume já se fazia sentir na próxima esquina a uns 50 metros de distância. E todos os que por ali passavam ficavam estasiados e já me pediam mudas quando eu a podasse.
    Desculpa me alongar tanto, mas foi um caso que me tocou demais.
    Um beijo carinhoso
    Marieta

     

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

<< Página inicial

 
Free Flower Cursors at www.totallyfreecursors.com