Perfume de Jacarandá

Quem és tu. Quem és tu que assim vens pela noite adiante, Pisando o luar branco dos caminhos, Sob o rumor das folhas inspiradas? Sophia de Mello Breyner Andreson

domingo, janeiro 09, 2011

O branco-verde-lilás

Sempre que viramos a página do calendário para Janeiro, parece que se sente mais fortemente a intensidade do inverno; este ano então é bem sentido á nossa volta. Quase oprime: tempo dos dias escuros, noites longas e frias, vento, chuva…e o mar batendo forte ao longe.
Sinto a presença deste inverno na minha janela, onde deixa gotas de água cristalizada em padrões e formas diferentes, encantando e deixando um rasto de beleza e quietude.
No jardim, um pouco de cor sobre a parede branca; resistentes os bambus movem-se ao ritmo do vento em contraste com o céu cinzento.
Acenam-me com o verde que nunca perdem.

51 Comentários:

  • Às 9 de janeiro de 2011 às 21:45 , Blogger Braulio Pereira disse...

    como gosto de sentir teu carinho lá

    gosto de semear brandura..dou sentido fraternal con suaveza e delicadeza. a muher tem um sexto sentido no cerebro e no ouvido.uma sensibilidade especial e divina. eu gosto de dizer muito!! sou intensso com poucas palavras.

    tu és flor que me trousse o vento

    é tâo lindo teu blog
    sou feliz aqui ..

    beijos doce noite!!

     
  • Às 9 de janeiro de 2011 às 21:51 , Blogger Estela disse...

    E eu me sinto refrescada com os bambus ao vento nesse teu lindo branco-verde-lilás.
    Lindo!
    Bjs.

     
  • Às 9 de janeiro de 2011 às 21:56 , Blogger Flor de Lótus disse...

    Do outro lado do oceano faz um calro de matar, calor que não dá vontade de fazer nada...
    Beijosss

     
  • Às 9 de janeiro de 2011 às 22:12 , Blogger Chica disse...

    É a nova estação que se impõe...um novo ciclo da natureza...


    Um beijo,tudo de bom,chica

     
  • Às 9 de janeiro de 2011 às 22:34 , Blogger AVOGI disse...

    É verdade assim que acaba o natal as nossas atenções viram-se para o inverno. tens razão.
    mas por Janeiro fora cresce uma hora e por isso há mais luminosidade durante o dia
    kis .=)

     
  • Às 9 de janeiro de 2011 às 23:45 , Blogger Mona Lisa disse...

    O verde quente que aquece o frio do Inverno...

    Bjs.

     
  • Às 10 de janeiro de 2011 às 00:26 , Blogger São disse...

    Gostei da foto , do texto também

    Janeiro para mim tem o atrativo de os dias começarem a aumentar, rrs

    Uma feliz semana

     
  • Às 10 de janeiro de 2011 às 09:35 , Blogger uminuto disse...

    o teu jardim é uma benção para os olhos de quem por aqui passa. brinda-nos com cores de Primavera
    obrigada
    beijo
    bom ano

     
  • Às 10 de janeiro de 2011 às 11:33 , Blogger gaivota disse...

    estas paisagens parecidas bucolicamente com as minhas...
    gosto deste vaso e do cato!
    janeiro, a caminho de fevereiro...
    mais frio e chuva, e a lareira acesa
    beijinhos

     
  • Às 10 de janeiro de 2011 às 13:39 , Blogger Fa menor disse...

    Os verdes que refrescam e lembram a vida a brotar.
    e, afinal, os dias vão a crescer.

    Bjos

     
  • Às 10 de janeiro de 2011 às 14:54 , Blogger Isabel José António disse...

    Cara Amiga,

    Muito obrigado pela sua passagem no nosso cantinho.

    Muitos parabéns pelo post sobre a passagem do Inverno.

    É um período de acalmia, enquanto a Natureza se prepara, ocultamente, para surgir renovada com todo o fulgor.

    Deveríamos, à semelhança da Natureza, repousarmos serenamente, fazer uma pausa e preparamo-nos para reaparecer renovados e cheios de vigor.

    Um abraço

    José António

     
  • Às 10 de janeiro de 2011 às 17:53 , Blogger Manuela Freitas disse...

    Olá Lila,
    Gostei muito da fotografia e apesar de o Inverno ser um tempo que me faz escorregar para a melancolia e para a nostalgia, ainda assim há beleza!...
    Beijo,
    Manuela

     
  • Às 10 de janeiro de 2011 às 18:20 , Blogger Lilazdavioleta disse...

    Olá felizarda .
    Bambus ... amo bambus .

    Tinhas que os ter .
    Quando as minhas asas já aguentarem um vôo até ao teu jardim, apareço - te .

    Beijinhos

     
  • Às 10 de janeiro de 2011 às 18:42 , Blogger Rita disse...

    O vaso ficou lindo. A cor lilás destaca-se no muro branco e o verde dos teus catos, não sei porquê, faz-me pensar em dias mais ensolarados, talvez porque reconheci um deles: colheste-o na Arriba Fóssil da Caparica. Quem diria que ele se daria tão bem aí no teu vaso? Se calhar, é da cor onde está metido...
    Acho que vou começar a pintar os meus vasos também de lilás. Pode ser que resulte e as minhas plantinhas comecem a crescer mais!

     
  • Às 10 de janeiro de 2011 às 18:45 , Blogger Mz disse...

    Todos sentimos este Inverno mais intenso. Mais rico em chuva, mais rico em verde... tudo tem o seu lugar no tempo e a natureza apropria-se dele.

    Bjs

     
  • Às 10 de janeiro de 2011 às 20:01 , Blogger Vanuza Pantaleão disse...

    Enquanto aqui, minha amiga, o calor nos consome em chamas ardentes e nos trancafiamos nos quartos com ar-condicionado, ventiladores e outras engrenagens mais. Fui no centro da cidade e voltei lerda, caidinha...será que sobrevivo ao verão do Rio?
    Ai, ai, ai, quero estar aí no seu jardim! [risos]
    Beijinhos, minha querida!

     
  • Às 10 de janeiro de 2011 às 22:15 , Blogger Multiolhares disse...

    tudo fica mais triste, mas faz parte da renovação
    beijinhos

     
  • Às 10 de janeiro de 2011 às 23:08 , Blogger AC disse...

    Lila,
    Saber canalizar olhar em busca da harmonia é privilégio de poucos. E como tu o fazes tão bem!

    Beijo :)

     
  • Às 11 de janeiro de 2011 às 01:49 , Blogger Pérola disse...

    Eu me entendo melhor no inverno amada.
    Eu voltei minha flor,tive uns probleminhas técnicos mas ja resolvidos.
    Beijokas minha linda,ñ te deixo ñ,nem morta!!!
    Beijokas millllllllllllll.

     
  • Às 11 de janeiro de 2011 às 15:58 , Blogger Justine disse...

    Tudo fica como que suspenso, nestes dias curtos e tristes de inverno. Aqui e ali, uma mancha de cor a dizer-nos que tudo é precário e passageiro.

     
  • Às 11 de janeiro de 2011 às 17:41 , Blogger Silenciosamente ouvindo... disse...

    O Inverno tem o seu encanto, mas
    Outono e Inverno junto acabam por
    saturar e já precisava de um pouco
    de primavera.
    Criei um novo espaço
    http://sinfoniaesol.wordpress.com
    se o quiser visitar...
    Bj./Irene

     
  • Às 11 de janeiro de 2011 às 19:21 , Blogger Pena disse...

    Estimada e Brilhante Amiga:
    "...Sinto a presença deste inverno na minha janela, onde deixa gotas de água cristalizada em padrões e formas diferentes, encantando e deixando um rasto de beleza e quietude.
    No jardim, um pouco de cor sobre a parede branca; resistentes os bambus movem-se ao ritmo do vento em contraste com o céu cinzento..."

    Que "coisa" mais linda. Poesia de sonho.
    Parabéns. É extraordinária.
    MUITO OBRIGADO pela honra da sua amizade.
    Abraço amigo ao seu encanto e beleza como escreve.
    Com respeito e sempre a admirá-la

    pena

    Excelente!
    Belo Post. Sensível e doce.
    Adorei.
    Bem-Haja, tern amiga.

     
  • Às 11 de janeiro de 2011 às 20:17 , Blogger Sônia Silvino disse...

    Saudade do frio. Aqui está um calor insuportável!!!
    Beijos querida!

     
  • Às 11 de janeiro de 2011 às 21:42 , Blogger Paloma disse...

    Como eu queria um pouquinho desse
    inverno, que a maioria dos bloguis-
    tas descreve!
    É calor demais!

     
  • Às 11 de janeiro de 2011 às 22:35 , Blogger Canduxa disse...

    Cores que combinam e tornam o Inverno menos invernoso....
    uma visão deste tempo frio e chuvoso deliciosa!

    beijinhos

    canduxa

     
  • Às 11 de janeiro de 2011 às 23:07 , Blogger alegria de viver disse...

    Olá querida

    É isso que sinto falta, aqui as estações não são definidas.

    Com muito carinho BJS.

     
  • Às 12 de janeiro de 2011 às 00:30 , Blogger OutrosEncantos disse...

    Um misto de melancolia e encanto, dádivas da natureza e que o teu olhar sabe descobrir e valorizar tão bem.
    Que bom poder viver em contacto directo com ela.
    Beijo carinhoso e grato pelos mimos deixados lá em casa.

     
  • Às 12 de janeiro de 2011 às 00:31 , Blogger AFRICA EM POESIA disse...

    LILÁS

    O mundo è Grande
    É Redondo...
    Dá para darmos as mãos e sentirmos que estamos perto

    vou estar uns dias fora (HOLLANDA) espero que me alegrem o blog
    Um beijo.

     
  • Às 12 de janeiro de 2011 às 03:35 , Blogger Pitanga Doce disse...

    É mesmo bonito! Procuro não sentir falta desse Inverno tão distante de mim, mas que já fazia parte da minha vida.

     
  • Às 12 de janeiro de 2011 às 16:48 , Blogger MariaIvone disse...

    Pois é amiga, até que também ando um pouco cansada destes dias cinzentos que nos escurecem as ideias, roubando-nos a energia.
    Bom que é olhar pela janela e pressentir que os dias se alongam, o sol nos aquece e os bambus não perdem o verde.

    Saudades!

     
  • Às 12 de janeiro de 2011 às 18:25 , Blogger Mariazita disse...

    Uma visão do inverno que o torna menos hostil...
    Do que gosto mais em Janeiro é lembrar-me que a primavera vem a caminho.
    Mas a Natureza precisa de todas as estações, incluindo o inverno.

    Continuação de boa semana. Beijinhos

     
  • Às 12 de janeiro de 2011 às 19:55 , Blogger Pedrasnuas disse...

    O INVERNO TEM A SUA BELEZA E MAGIA APESAR DE TUDO ...MAS PENSA NA PRIMAVERA E VERÁS QUE É MAIS FÁCIL SUPORTAR O PESO,O ESCURO,O FRIO DO SOMBRIO INVERNO...

    BEIJINHOS

     
  • Às 12 de janeiro de 2011 às 21:12 , Blogger Cata- Vento disse...

    Mais um Inverno rigoroso à semelhança do anterior. Anseio por uns dias de sol e céu azul embora o frio seja a nota dominante da estação.

    Beijinhos

    Bem-hajas!

     
  • Às 12 de janeiro de 2011 às 23:24 , Blogger ONG ALERTA disse...

    As estaçóes tem suas caracteristicas bem marcadas, beijo Lisette.

     
  • Às 13 de janeiro de 2011 às 08:23 , Blogger gatinhafofa disse...

    de facto amiga este tempo anda esquisito e mauzinho!! há dias em que apetece estar apenas na cama quentinha mas como eu sofro de insonias não me posso dar a esse luxo. feliz 2011 para ti amiguinha!!

     
  • Às 13 de janeiro de 2011 às 18:00 , Blogger gatinhafofa disse...

    sim é verdade amiga!! por cá na minha cidade ainda vai fazendo muito frio mas enfim é tempo dele.

     
  • Às 13 de janeiro de 2011 às 20:04 , Blogger sonho disse...

    Sinto a presença deste inverno na minha janela, onde deixa gotas de água cristalizada em padrões e formas diferentes, encantando e deixando um rasto de beleza e quietude...esperando o sol brilhar:)
    Beijo d'anjo

     
  • Às 14 de janeiro de 2011 às 16:49 , OpenID nacasadorau disse...

    Amiga Lila!

    É bem verdade!
    Este ano está demais, mesmo!

    Por cá por cima, há dias que não me atrevo a sair de casa, nem tenho vontade de ir ao jardim :(
    Mas, tal como contigo, há sempre o branco, o verde e o azul (neste momento), mas bem podia ser o lilás.
    Vai lá ver o que se vê da janela e há janela.

    Beijinhos

     
  • Às 14 de janeiro de 2011 às 16:52 , OpenID nacasadorau disse...

    Amiga Lila!

    É bem verdade!
    Este ano está demais, mesmo!

    Por cá por cima, há dias que não me atrevo a sair de casa, nem tenho vontade de ir ao jardim :(
    Mas, tal como contigo, há sempre o branco, o verde e o azul (neste momento), mas bem podia ser o lilás.
    Vai lá ver o que se vê da janela e à janela.

    Beijinhos


    Repito todo o comentário porque cometi um erro de palmatória, daqueles que me fazem corar.
    Por favor elimina o comentário anterior, que vergonha!!!

     
  • Às 14 de janeiro de 2011 às 16:58 , Anonymous Anónimo disse...

    Lila
    O tempo anda a dar cabo de nós, nada me motiva, tu aidna te vais animando e tentas animar os outros mas comigo já nada pega...e a escola cada vez pior, vamos ter que ser muito fortes amiga para aguentar o que aí vem.
    Beijo

     
  • Às 14 de janeiro de 2011 às 17:35 , Blogger Rosa dos Ventos disse...

    Este é o Inverno do nosso descontentamento!

     
  • Às 14 de janeiro de 2011 às 20:11 , Blogger vidaslife disse...

    Boa tarde Lilás, que belo texto, falando sobre Janeiro, sinto até o frescor da tarde ao ler e meditar seu post, sinto a delicadeza do balançar dos pés de bambús. Que delícia e obrigado pela visita amiga, beijos no coração.

     
  • Às 14 de janeiro de 2011 às 21:09 , Blogger gatinhafofa disse...

    peço à amiga nacasadorau para me dar o seu mail. agradecia imenso. meu mail é sandrafofinha24@live.com.pt enviem-me coisas lindas se fizerem favor, eu vos agradeço mas atençao nao me adicionem ao msn. se eu quiser falar algum dia com voces avisarei. va la pessoal enviem-me as vossas coisas bonitas. Muitos beijinhos a todos os visitantes deste blogue.

     
  • Às 14 de janeiro de 2011 às 21:21 , Blogger Graça Pereira disse...

    É tudo tão suave o que escreves que a mim, até me parece que o Inverno é ameno... Os bambus acenam e..cantam! Oiço- os no cantinho do quintal e velam o meu sono!
    Beijo e bom fds
    Graça

     
  • Às 15 de janeiro de 2011 às 00:17 , Blogger Pérola disse...

    Vim te deixar um beijo minha querida.
    Beijokas milllllllllllll.

     
  • Às 15 de janeiro de 2011 às 04:06 , Blogger gatinhafofa disse...

    Amiga Lilás venho aqui dizer-te que o meu blogue tem plaquinhas e premios. E com isto quero dizer que o primeiro premio é para ti grande amiga. Desejo que lá passes o mais rapido possivel, comentes e postes o meu premio no teu blogue. Mil beijokas, boa noite e bom fim-de-semana amiguinha.

     
  • Às 15 de janeiro de 2011 às 14:37 , Blogger uminuto disse...

    beijo e bom fds

     
  • Às 15 de janeiro de 2011 às 15:14 , Blogger Maria disse...

    Adoro o verde, a natureza, seja de inverno ou verão, mas considero-a sublime na primavera. Adoro ver as gotas de orvalho ou os últimos pingos de chuva sobre as folhas.
    Hoje vim especialmente para repartir consigo um miminho que recebi e que quero partilhar, pois representa o “Prémio da amizade”. Não tem regras nenhumas, tem apenas todo o meu carinho, amizade e o meu sincero obrigado por fazer parte da minha vida. Está no meu cantinho Especial “SELINHOS – Presentes dos AMIGOS” (http://maria-selinhos-presentesdosamigos.blogspot.com/)
    Um maravilhoso Fim-de-semana
    Beijinhos
    Maria

     
  • Às 15 de janeiro de 2011 às 17:34 , Blogger ONG ALERTA disse...

    Perfeita combinaçáo de cores, beijo Lisette.

     
  • Às 15 de janeiro de 2011 às 19:38 , Blogger São disse...

    Venho desejar bom fim de semana no meu abraço, esperando breve regresso, rrs

     
  • Às 17 de janeiro de 2011 às 14:19 , Blogger O Báu da Mimi disse...

    Muito bonito :)
    Beijinho*

     

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

Hiperligações para esta mensagem:

Criar uma hiperligação

<< Página inicial

 
Free Flower Cursors at www.totallyfreecursors.com