sábado, fevereiro 21, 2009

Lendas de Flores

Todas as Flores contam uma história, acompanharam-nos ao longo dos tempos estando presentes nas alturas mais marcantes da História da Humanidade.

História e lenda das flores da minha cor favorita

Lilás

Uma antiga lenda grega refere que o jovem Deus Pã, que era o Deus das florestas e dos campos, conheceu uma bonita ninfa de nome Syringa. Ele admirou a sua graça e beleza e decidiu falar com ela, contudo a ninfa assustou-se e fugiu. Ele tentou apanhá-la, mas de repente, ela transformou-se num arbusto aromático lilás. Pã desatou a chorar ao lado do arbusto. A partir daí, vagueava nas florestas e tentava fazer o bem a todas as pessoas. O nome "Syringa" tornou-se na palavra latina "lilás".

Uma outra lenda diz que as flores do lilás chegaram até nós quando a Primavera retirou a neve dos campos e o arco-íris surgiu por cima da Terra. De seguida a Primavera colheu alguns raios solares e misturou-os com os raios do arco-íris lançando-os sobre a Terra. Quando a Primavera chegou ao Norte, tinha apenas as cores branca e violeta. Encontrava-se em terras Escandinavas e então lançou a cor lilás aos arbustos mais pequenos, que imediatamente se cobriram de pequenas flores lilases. Depois fez o mesmo com a cor branca e os arbustos cobriram-se de pequenas flores desta cor.

Lilás vem da palavra grega "syrinx" que significa "tubo", pois os pastores da floresta dos lilases faziam tubos. Mas Na Rússia é chamado também de "sinel" que vem da palavra "azul", uma vez que a sua cor resplandecente define uma tonalidade das plantas.



Flores cuja cor predominante é o lilás

Generalizando temos: primaveras, orquídeas (várias), rosa, lavanda, lisianthus, amor perfeito, flor de alcachofra, anémona, delfinius, flor-do-campo, calas, petúnia, Hortênsia, tulipa, íris, violeta, frésia, lavanda, lisianthus, amor perfeito, flor de alcachofra etc.


7 comentários:

Anónimo disse...

Gostei, está muito bem. Isso é que tem sido evoluir!!!!!

Anónimo disse...

Na verdade comprova-se o que penso,sempre te vi lilás...e tens sensibilidade lilás sem duvida.
bjs

Anónimo disse...

Muito bonito.
Ficamos com o coração todo lilás.

Elsa disse...

Muito bonito.
Ficamos com o coração cheio de beleza.
Parabéns

Victor disse...

Querida Lilás
Foi sem dúvida um pintor inspirado (ou um poeta?) que juntando as cores das tintas da paleta, com amor e sensibilidade, obteve essa tonalidade única, que é o lilás. Depois, as abelhas, de flor em flor, foram transportando tão subtis pigmentos e coloriram todas as flores da primavera.
Beijinhos.

Anónimo disse...

Olá vizinha Lilás,
Parabéns pelo blog! Tem uma música de fundo espectacular, um nome giro (super perfumado) e a cor então nem se fala... é a minha cor predilecta. Está a evoluir no bom caminho e com bom gosto.
Até aos próximos comentários, eheheh ;-)

Anónimo disse...

Pela cor lilás

Prata na luz do amor
céu azul
eu quero ver
o pôr do sol
lindo como ele só.....

(djavan)