quinta-feira, abril 16, 2009

Amores-perfeitos

Tenho no jardim amores-perfeitos eles são azuis, lilases, amarelos.
Num dia algo cinzento, o colorido das pétalas dá um ar de beleza ao ambiente, parecendo uma pintura . Florescem vagarosamente, têm perfume suave, não são perfeitos, mas mesmo com defeito são os meus "amores-perfeitos".



Lendas

Versão Russa - Os três períodos da vida de uma menina chamada Ana, reflectem-se nas três pétalas coloridas do Amor-Perfeito.
Era uma vez uma menina gentil e bonita, chamada Ana. Ela acreditava em tudo e encontrava sempre uma justificação para tudo o que as pessoas faziam. Mas, infelizmente, conheceu um rapaz muito sedutor, que fez com que Ana se apaixonasse por ele, através de palavras românticas e promessas. Ela vivia única e exclusivamente para o seu amor. Mas o jovem traiu-a e decidiu viajar, prometendo-lhe que iria voltar para ela. Ana esperou por ele toda a sua vida e cada dia que passava sofria de desgosto. Quando Ana morreu, as flores começaram a nascer. Estas flores espelhavam a esperança, a maravilha e também o desgosto de Ana.

Os Gregos relacionam o aparecimento desta flor com a filha do governante Ino. A filha única de Ino amava Zeus, Deus soberano na mitologia Grega. Mas a mulher ciumenta de Zeus, Hera, lançou um feitiço à rapariga transformando-a numa vaca. Zeus cultivava amores-perfeitos para a sua amante se alimentar deles. Nestas flores está implícito o triângulo amoroso. Por um lado, o amor-perfeito é comparado a uma Deusa, por outro dava esperança à rapariga que o feitiço de Hera não seria eterno.

Os Romanos pensavam que os amores-perfeitos eram pessoas que tinham sido transformadas em flores pelos Deuses, por terem espiado Afrodite enquanto ela tomava banho.

4 comentários:

Anónimo disse...

Amiga,fico de coração apertadinho quando aqui entro,toda a tua sensibilidade vem ao de cima em cada postagem.Beijo grande e obrigada por existires.
Bia

MagyMay disse...

Pois é, os nossos amores que óbviamente não são perfeitos, para nós são AMORES PERFEITOS...coisas!!

E estava tudo perfeito, não fora aquela da Ana...a da lenda...
Ou será que nós somos Anas e peritas em esperar, esperar...

Beijinho carregado de amores perfeitos liláses... ou não

Papoila disse...

Olá:
Lindas flores os amores perfeitos que também tenho no jardim... gostei de todas as lendas mas a minha preferida foi a de Ana.
Beijos

Vicktor Reis disse...

Querida Lilás
Os amores-perfeitos são belos no seu colorido, mas de todos eles o que anuncia o sol é o amor-perfeito lilás... Por muitos conhecidos como a flor do Inverno contém em si o aconchego dos corações.
A recolha das lendas é magnífica, embora pela sua perfeição de amante me incline para que tenha sido o resultado de espiar a Afrodite... beleza com beleza se paga...
Beijinhos de jacarandás...