segunda-feira, dezembro 14, 2009

Até seca tem beleza

A alfazema é uma das minhas plantas aromáticas preferidas. Também conhecida por lavanda tem sido cultivada e utilizada desde os primórdios da civilização; perfumada e delicada, rica em propriedades curativas dela se consegue também perfume maravilhoso; basta esperar que sequem. Não irá conservar a fragância por muito tempo, mas mantém a cor e forma .
É verde tem flores azuis-lilás e suas folhas verde-cinzento, alongadas e finas. A alfazema existe em estado silvestre na sua forma pura, porém é mais comum na sua forma híbrida.
Assim, a alfazema cultivada contém mais essência que a silvestre. Óptima para colocar em gavetas proporcionando um aroma agradável.

A colheita deste ano está feita... embora aqui na Aldeia ela se mantenha bem viva e sedutora para quem ali passe.

35 comentários:

clic disse...

E o que eu gosto de alfazema!... :)

Maria Emília disse...

E o cherinho que deita quando a chuva lhe cai em cima?
Um grande beijinho,
Maria Emília

Milu disse...

Durante anos tive alfazema no jardim da casa onde então vivia com a minha mãe, sem no entanto saber do que se tratava. Agradava-me o cheiro daquela planta, mas nunca me ocorreu que planta seria. Um dia deram-me um ramo de alfazema e foi então que me recordei daquela tão aromática planta do jardim da casa que já não era nossa. Moral da história: Por vezes andamos tão distraídos e absorvidos pelas urgências do dia-a-dia, que nem vimos bem o que se passa à nossa volta. Mas isto a ti não te acontece, Lilás, bem vejo pelo que aqui publicas, que és uma pessoa atenta a tudo quanto te rodeia, até às coisas mais simples!
Um beijinho.

Pitanga Doce disse...

Gosto da planta e de sua cor, até em roupas. Um vestido de noite, no Verão, quando se está bronzeada fica lindo!

Dalva Nascimento disse...

Lilá,

esse teu post de hoje trouxe-me a doce e cheirosa recordação da infância... minha avó costumava "rechear" nossos travesseiros (feitos de crina) com alfazema... parece que estou até sentindo o cheiro agora...

Bjs.

Mona Lisa disse...

Olá

Mais uma ternura "lilás".

Hummmm...adoro o cheirinho a alfazema na roupa.

Um dos aromas naturais que tanto me agrada!
Senti o cheiro!
Adorei a foto!

Bjs.

lis disse...

Oi,linda Lilá(s)
Esse cheirinho atravessa o Atlantico e sinto-o aqui.Os perfumes que traz pra seu cantinho transmite uma energia delicada e acolhedora.
Sempre que tenho e encontro em casas de plantas medicinais ou nas floriculturas, uso-as nas gavetas e suas florzinhas roxinhas , azuis lilazes são maravilhosas ,em molho, pra deixar n meu vaso preferido, até que sequem.
Obrigada pelo fragância de lavanda, que trouxeste pra nós.
meus abraços, lindo Natal pra voce e uma passagem de ano perfeita.

chica disse...

Lindo! se olhares a imagem do meu

poetrixica.blogspot.com


verás um campo lindo ,na Inglaterra, pertinho da casa de meu filho.A foto é dele. Lindo!beijos,chica

Graça Pereira disse...

Sinto o cheiro de alfazema tão gradável ... e aquele teu jeitinho de apresentar um simples ramo de alfazema com um bonito laço em dois tons de lilás?? Ah, mulher de pormenores, como a tua alma é grande!!
Um beijo Graça

Anónimo disse...

Lila
Em cada palavra, em cada imagem que apresentas vejo um bocadinho de ti! és tu aqui refletida com todo o teu encanto.
beijo
TL

Anónimo disse...

Alfazema, tem um cheirinho bom e aliado á sua cor é o perfume de um lar.

só de te ler, quase sinto alfazema por aqui...

beijinho

Anónimo disse...

Boa noite amiga...
Gosto do aroma do alfazema,na minha casa eu uso sempre produtos com ese cheiro maravilhoooooooooso...
Uma linda noite.
Bjssssssssssssssssss

Anónimo disse...

Corrigindo:Esse.
Bjssssssssssssssss

encantos disse...

alfazema e rosmaninho pra mim tb jogam bem...
Com um pedaço de murta, excelente...
Gostei deste post lilás

Joaquim Moedas Duarte disse...

O cheiro a alfazema vem-me do tempo da infância. Minha mãe não tinha dinheiro para perfumes. Mas a nossa roupa cheirava sempre a alfazema!
Obrigado por esta rememoração...

BOAS FESTAS!

MagyMay disse...

Tenho uma caixa cheia dela!!!!!!!!

Que bons aromas andam no ar.......

Beijos...beijos....

Mada disse...

Nem preciso dizer que o seu blog é rico! Amo vir aqui!

Bjss

Vicktor Reis disse...

Querida Lilá(s)

"Um raminho de alfazema
Em laço púrpura apertado
É suave como um poema
Que ao amor é dedicado
É de uma beleza suprema
Tal como o é o ser amado
Um brilhante de diadema
Como o sol perpetuado"


Beijinho.

Anónimo disse...

Há quantos anos te conheço amiga? talvez na Marquesa de Alorna, eramos então jovens professores cheios de sonhos...continuo a ver em ti o encanto, sensiblidade e ternura daquela jovem menina!aliás estás igual!
Beijinho

Vanuza Pantaleão disse...

Lilá, que ótima escolha!
A maior parte da minha vida passei envolvida pelo aroma delicioso da alfazema. Tão delicado e não irrita a pele nem dos recém-nascidos, pelo caontrário, é recomendado a eles para se acalmarem.
Um cheirinho pra você, minha querida!!!Bjsss

Anónimo disse...

Tens td a razão, é lindissima :))

Obrigada, és sempre tão kida :D

Beijinhos*

gaivota disse...

que bom, que rico cheirinho! a minha filhota do meio adora... faz saquinhos com alfazema e invade todas as gavetas de roupa com este cheirinho...
e é uma planta lindíssima!
beijinhos

Anónimo disse...

http://alfazema-e-violetas.blogspot.com/2009/03/alfazema-esta-com-poesia.html

...podes visitar meu espaço.
é lilás.

Teresa Diniz disse...

Também gosto muito do cheirinho da alfazema. Até acho que senti a fragância quando abri o blogue!
Bjs

poetaeusou . . . disse...

*
cai a noite,
a hora dos cheiros
abriu a cortina
abatendo o dia,
aromas estranhos
estalam no ar,
é o odor a alfazema
e é meu este poema !!!
,
marés de alfazema,
deixo,
,
*

Dalva Nascimento disse...

Passei prá deixar o meu abraço... e respirar mais uma vez o cheirinho delicado deste lindo blog!

Beijinho.

By Me disse...

ALFAZEMA...UM PERFUME INESQUECÍVEL

FELIZ NATAL

P.N.

uminuto disse...

adoro o seu aroma ligeiramente adocicado...tenho de visitar a tua aldeia e colher ramos enormes
um beijo

Anónimo disse...

Oi amiga...
Vim te visitar.
beijos.
Paz
__________________União
_________________Alegrias
________________Esperanças
_______________Amor.Sucesso
______________Realizações★Luz
_____________Respeito★harmonia
____________Saúde★..solidariedade
___________Felicidade ★...Humildade
__________Confraternização ★..Pureza
_________Amizade ★Sabedoria★.Perdão
________Igualdade★Liberdade.Boa-.sorte
_______Sinceridade★Estima★.Fraternidade
______Equilíbrio★Dignidade★...Benevolência
_____Fé★Bondade_Paciência..Gratidão_Força
____Tenacidade★Prosperidade_.Reconhecimento

CAMPANHA: VAMOS FAZER ESTA ÁRVORE CIRCULAR
NOSSO ATÉ O FIM DO ANO PARA ENERGIZAR 2010!!!
PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM ENVIE PARA AMIGOS
QUE VOCÊ CONSIDERA ESPECIAL

A Magia da Noite disse...

a natureza tem fragrâncias que nos encantam.

Sandra disse...

Muito lindas mesmo.

Vim te retribuir os carinhos deixados ao blog da curiosa e Interação de amigos.


AGRADEÇO DE CORAÇÃO O SEU AFETO. ASSIM COMO JÁ FIZ A OUTROS MOMENTOS.
AMIZADE É VINCULO, MUITO IMPORTANTE NA VIDA DAS PESSOAS. ELA NOS FORTALECE, NOS ENCORAJA, E FAZEM VER QUE A VIDA VALE A PENA, EM QUALQUER CIRCUNSTÂNCIAS.

HOJE JÁ FAZES PARTE DE MINHA VIDA.
SINTO SAUDADES, QUANDO NÃO E VEM E ME PREOCUPO, QUANDO NÃO POSSO VIM ATÉ VC, PARA RETRIBUIR.
AMIZADES COM RESPONSABILIDADES E SINCERIDADES,É ASSIM MESMO, SEMPRE COMPROMETIDOS UM COM O OUTRO.
SEI QUE HOJE VOU EM FÉRIAS PARA PASSAR O NATAL COM A MINHA FAMILIA. E VOLTAREI SÓ EM JANEIRO. MAS O CORAÇÃO VAI APERTADINHO, PELA SAUDADE QUE SENTIREI.
CADA DIA, CADA MOMENTO, EU ESTAREI LEMBRANDO DE VC.
A CADA FATO QUE VER, ESTARÁ ALGUMA COISA RELACIONADO COM A NOSSA AMIZADE.
SEJAM FRASES, JEITOS OU ATÉ MESMO IMAGEM..
POIS QUANDO AMAMOS, O OUTRO E FORTALECEMOS A AMIZADE, TODOS OS SENTIDOS NOS FAZEM LEMBRA E RELEMBRAR DO OUTRO. SEJA NA MENTE, OU NO CORAÇÃO.
AGRADEÇO POR TUDO O QUE PASSOU DE BOM, NESTE ANO. CONSTRUIMOS UMA LINDA AMIZADE.
E LHE AGRADEÇO MUITO POR ISSO.
NO FINAL DA TARDE OU ATÉ A MESMO ANOITE, VOLTAREI PARA LHE DEIXAR UM FELIZ NATAL E UMA LINDA IMAGEM DA NOSSA AMIZADE.
AGRADEÇO POR TUDO.
FOI UM GRANDE PRAZER TE CONHECER E ME TORNAR AMIGA, DE UMA PESSOA MARAVILHOSA, TÃO DISTANTE, MAS TÃO JUNTO DE MIM..UNIDA PELO CORAÇÃO...


NÃO DEIXE DE PEGAR OAS SELINHOS NESTE ENDEREÇO.

http://sandraandrade7.blogspot.com/2009/12/interacao-de-amigos-esta-muito-feliz.html#comments

ATÉ A VOLTA EM JANEIRO.
TE AVISAREI QUANDO VOLTAR.
DESEJO A VOCÊ UM LINDO E MARAVILHOSO NATAL E UM NOVO ANO CHEIO DE PAZ E AMOR. SUCESSO E SAUDE. O RESTANTE A GENTE DÁ UM JEITO.
UM FORTE ABRAÇO. DEUS FIQUE CONTIGO.
COM MUITO CARINHO
SANDRA

GS disse...

... que fragrâncias! Fizeste-me lembrar os campos de Grasse, na Provença! Vastos, coloridos, aromáticos!

E linda a tua alfazema, 'lilás' nesse singelo mas elegante 'ramo'!

Um beijo amistoso,

AnaMar (pseudónimo) disse...

É também das minhas preferidas.
Só de olhar sinto o aroma :-)
Beijo

Sara disse...

Adoro o cheiro a alfazema. Traz-me sempre à memória lembranças da minha infância em que a minha avó fazia saquinhos que enchia com alfazema e os colocava nas gavetas da roupa para lhes da um cheirinho a alegria. Que saudades me trazem estas memórias...

Maria Otilia Rodrigues disse...

Passei por aqui através de outro blog e que bem me senti nas suas palavras cheias de ternura, suavidade e beleza, tal qual a alfazema.
Adoro-a o seu cheiro é inagualável.
Obrigada por estes momentos cheios de cheiros.
Tila