Perfume de Jacarandá

Quem és tu. Quem és tu que assim vens pela noite adiante, Pisando o luar branco dos caminhos, Sob o rumor das folhas inspiradas? Sophia de Mello Breyner Andreson

segunda-feira, dezembro 14, 2009

Até seca tem beleza

A alfazema é uma das minhas plantas aromáticas preferidas. Também conhecida por lavanda tem sido cultivada e utilizada desde os primórdios da civilização; perfumada e delicada, rica em propriedades curativas dela se consegue também perfume maravilhoso; basta esperar que sequem. Não irá conservar a fragância por muito tempo, mas mantém a cor e forma .
É verde tem flores azuis-lilás e suas folhas verde-cinzento, alongadas e finas. A alfazema existe em estado silvestre na sua forma pura, porém é mais comum na sua forma híbrida.
Assim, a alfazema cultivada contém mais essência que a silvestre. Óptima para colocar em gavetas proporcionando um aroma agradável.

A colheita deste ano está feita... embora aqui na Aldeia ela se mantenha bem viva e sedutora para quem ali passe.

35 Comentários:

  • Às 14 de dezembro de 2009 às 22:23 , Blogger clic disse...

    E o que eu gosto de alfazema!... :)

     
  • Às 14 de dezembro de 2009 às 23:04 , Blogger Maria Emília disse...

    E o cherinho que deita quando a chuva lhe cai em cima?
    Um grande beijinho,
    Maria Emília

     
  • Às 15 de dezembro de 2009 às 01:04 , Anonymous Milu disse...

    Durante anos tive alfazema no jardim da casa onde então vivia com a minha mãe, sem no entanto saber do que se tratava. Agradava-me o cheiro daquela planta, mas nunca me ocorreu que planta seria. Um dia deram-me um ramo de alfazema e foi então que me recordei daquela tão aromática planta do jardim da casa que já não era nossa. Moral da história: Por vezes andamos tão distraídos e absorvidos pelas urgências do dia-a-dia, que nem vimos bem o que se passa à nossa volta. Mas isto a ti não te acontece, Lilás, bem vejo pelo que aqui publicas, que és uma pessoa atenta a tudo quanto te rodeia, até às coisas mais simples!
    Um beijinho.

     
  • Às 15 de dezembro de 2009 às 01:17 , Blogger Pitanga Doce disse...

    Gosto da planta e de sua cor, até em roupas. Um vestido de noite, no Verão, quando se está bronzeada fica lindo!

     
  • Às 15 de dezembro de 2009 às 01:27 , Blogger Dalva disse...

    Lilá,

    esse teu post de hoje trouxe-me a doce e cheirosa recordação da infância... minha avó costumava "rechear" nossos travesseiros (feitos de crina) com alfazema... parece que estou até sentindo o cheiro agora...

    Bjs.

     
  • Às 15 de dezembro de 2009 às 12:26 , Blogger Mona Lisa disse...

    Olá

    Mais uma ternura "lilás".

    Hummmm...adoro o cheirinho a alfazema na roupa.

    Um dos aromas naturais que tanto me agrada!
    Senti o cheiro!
    Adorei a foto!

    Bjs.

     
  • Às 15 de dezembro de 2009 às 17:46 , Blogger .Lis disse...

    Oi,linda Lilá(s)
    Esse cheirinho atravessa o Atlantico e sinto-o aqui.Os perfumes que traz pra seu cantinho transmite uma energia delicada e acolhedora.
    Sempre que tenho e encontro em casas de plantas medicinais ou nas floriculturas, uso-as nas gavetas e suas florzinhas roxinhas , azuis lilazes são maravilhosas ,em molho, pra deixar n meu vaso preferido, até que sequem.
    Obrigada pelo fragância de lavanda, que trouxeste pra nós.
    meus abraços, lindo Natal pra voce e uma passagem de ano perfeita.

     
  • Às 15 de dezembro de 2009 às 19:11 , Blogger Chica disse...

    Lindo! se olhares a imagem do meu

    poetrixica.blogspot.com


    verás um campo lindo ,na Inglaterra, pertinho da casa de meu filho.A foto é dele. Lindo!beijos,chica

     
  • Às 15 de dezembro de 2009 às 21:05 , Blogger Graça Pereira disse...

    Sinto o cheiro de alfazema tão gradável ... e aquele teu jeitinho de apresentar um simples ramo de alfazema com um bonito laço em dois tons de lilás?? Ah, mulher de pormenores, como a tua alma é grande!!
    Um beijo Graça

     
  • Às 15 de dezembro de 2009 às 21:23 , Anonymous Anónimo disse...

    Lila
    Em cada palavra, em cada imagem que apresentas vejo um bocadinho de ti! és tu aqui refletida com todo o teu encanto.
    beijo
    TL

     
  • Às 15 de dezembro de 2009 às 23:39 , Blogger Apenas eu disse...

    Alfazema, tem um cheirinho bom e aliado á sua cor é o perfume de um lar.

    só de te ler, quase sinto alfazema por aqui...

    beijinho

     
  • Às 16 de dezembro de 2009 às 00:39 , Blogger Sereia disse...

    Boa noite amiga...
    Gosto do aroma do alfazema,na minha casa eu uso sempre produtos com ese cheiro maravilhoooooooooso...
    Uma linda noite.
    Bjssssssssssssssssss

     
  • Às 16 de dezembro de 2009 às 00:40 , Blogger Sereia disse...

    Corrigindo:Esse.
    Bjssssssssssssssss

     
  • Às 16 de dezembro de 2009 às 11:52 , Blogger des-encantos disse...

    alfazema e rosmaninho pra mim tb jogam bem...
    Com um pedaço de murta, excelente...
    Gostei deste post lilás

     
  • Às 16 de dezembro de 2009 às 13:22 , Blogger Méon, disse...

    O cheiro a alfazema vem-me do tempo da infância. Minha mãe não tinha dinheiro para perfumes. Mas a nossa roupa cheirava sempre a alfazema!
    Obrigado por esta rememoração...

    BOAS FESTAS!

     
  • Às 16 de dezembro de 2009 às 14:40 , Blogger MagyMay disse...

    Tenho uma caixa cheia dela!!!!!!!!

    Que bons aromas andam no ar.......

    Beijos...beijos....

     
  • Às 16 de dezembro de 2009 às 18:00 , Blogger Mada disse...

    Nem preciso dizer que o seu blog é rico! Amo vir aqui!

    Bjss

     
  • Às 16 de dezembro de 2009 às 18:54 , Blogger Vicktor disse...

    Querida Lilá(s)

    "Um raminho de alfazema
    Em laço púrpura apertado
    É suave como um poema
    Que ao amor é dedicado
    É de uma beleza suprema
    Tal como o é o ser amado
    Um brilhante de diadema
    Como o sol perpetuado"


    Beijinho.

     
  • Às 16 de dezembro de 2009 às 21:12 , Anonymous Anónimo disse...

    Há quantos anos te conheço amiga? talvez na Marquesa de Alorna, eramos então jovens professores cheios de sonhos...continuo a ver em ti o encanto, sensiblidade e ternura daquela jovem menina!aliás estás igual!
    Beijinho

     
  • Às 16 de dezembro de 2009 às 21:51 , Blogger VANUZA PANTALEÃO disse...

    Lilá, que ótima escolha!
    A maior parte da minha vida passei envolvida pelo aroma delicioso da alfazema. Tão delicado e não irrita a pele nem dos recém-nascidos, pelo caontrário, é recomendado a eles para se acalmarem.
    Um cheirinho pra você, minha querida!!!Bjsss

     
  • Às 16 de dezembro de 2009 às 22:34 , Blogger O Cantinho da Mimi disse...

    Tens td a razão, é lindissima :))

    Obrigada, és sempre tão kida :D

    Beijinhos*

     
  • Às 17 de dezembro de 2009 às 10:20 , Blogger gaivota disse...

    que bom, que rico cheirinho! a minha filhota do meio adora... faz saquinhos com alfazema e invade todas as gavetas de roupa com este cheirinho...
    e é uma planta lindíssima!
    beijinhos

     
  • Às 17 de dezembro de 2009 às 14:54 , Anonymous Anónimo disse...

    http://alfazema-e-violetas.blogspot.com/2009/03/alfazema-esta-com-poesia.html

    ...podes visitar meu espaço.
    é lilás.

     
  • Às 17 de dezembro de 2009 às 22:25 , Blogger Teresa disse...

    Também gosto muito do cheirinho da alfazema. Até acho que senti a fragância quando abri o blogue!
    Bjs

     
  • Às 17 de dezembro de 2009 às 22:49 , Blogger poetaeusou . . . disse...

    *
    cai a noite,
    a hora dos cheiros
    abriu a cortina
    abatendo o dia,
    aromas estranhos
    estalam no ar,
    é o odor a alfazema
    e é meu este poema !!!
    ,
    marés de alfazema,
    deixo,
    ,
    *

     
  • Às 18 de dezembro de 2009 às 01:13 , Blogger Dalva disse...

    Passei prá deixar o meu abraço... e respirar mais uma vez o cheirinho delicado deste lindo blog!

    Beijinho.

     
  • Às 18 de dezembro de 2009 às 13:07 , Blogger Pedrasnuas disse...

    ALFAZEMA...UM PERFUME INESQUECÍVEL

    FELIZ NATAL

    P.N.

     
  • Às 18 de dezembro de 2009 às 13:53 , Blogger uminuto disse...

    adoro o seu aroma ligeiramente adocicado...tenho de visitar a tua aldeia e colher ramos enormes
    um beijo

     
  • Às 18 de dezembro de 2009 às 14:56 , Blogger Sereia disse...

    Oi amiga...
    Vim te visitar.
    beijos.
    Paz
    __________________União
    _________________Alegrias
    ________________Esperanças
    _______________Amor.Sucesso
    ______________Realizações★Luz
    _____________Respeito★harmonia
    ____________Saúde★..solidariedade
    ___________Felicidade ★...Humildade
    __________Confraternização ★..Pureza
    _________Amizade ★Sabedoria★.Perdão
    ________Igualdade★Liberdade.Boa-.sorte
    _______Sinceridade★Estima★.Fraternidade
    ______Equilíbrio★Dignidade★...Benevolência
    _____Fé★Bondade_Paciência..Gratidão_Força
    ____Tenacidade★Prosperidade_.Reconhecimento

    CAMPANHA: VAMOS FAZER ESTA ÁRVORE CIRCULAR
    NOSSO ATÉ O FIM DO ANO PARA ENERGIZAR 2010!!!
    PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM ENVIE PARA AMIGOS
    QUE VOCÊ CONSIDERA ESPECIAL

     
  • Às 18 de dezembro de 2009 às 15:37 , Anonymous A Magia da Noite disse...

    a natureza tem fragrâncias que nos encantam.

     
  • Às 18 de dezembro de 2009 às 15:47 , Blogger Sandra disse...

    Muito lindas mesmo.

    Vim te retribuir os carinhos deixados ao blog da curiosa e Interação de amigos.


    AGRADEÇO DE CORAÇÃO O SEU AFETO. ASSIM COMO JÁ FIZ A OUTROS MOMENTOS.
    AMIZADE É VINCULO, MUITO IMPORTANTE NA VIDA DAS PESSOAS. ELA NOS FORTALECE, NOS ENCORAJA, E FAZEM VER QUE A VIDA VALE A PENA, EM QUALQUER CIRCUNSTÂNCIAS.

    HOJE JÁ FAZES PARTE DE MINHA VIDA.
    SINTO SAUDADES, QUANDO NÃO E VEM E ME PREOCUPO, QUANDO NÃO POSSO VIM ATÉ VC, PARA RETRIBUIR.
    AMIZADES COM RESPONSABILIDADES E SINCERIDADES,É ASSIM MESMO, SEMPRE COMPROMETIDOS UM COM O OUTRO.
    SEI QUE HOJE VOU EM FÉRIAS PARA PASSAR O NATAL COM A MINHA FAMILIA. E VOLTAREI SÓ EM JANEIRO. MAS O CORAÇÃO VAI APERTADINHO, PELA SAUDADE QUE SENTIREI.
    CADA DIA, CADA MOMENTO, EU ESTAREI LEMBRANDO DE VC.
    A CADA FATO QUE VER, ESTARÁ ALGUMA COISA RELACIONADO COM A NOSSA AMIZADE.
    SEJAM FRASES, JEITOS OU ATÉ MESMO IMAGEM..
    POIS QUANDO AMAMOS, O OUTRO E FORTALECEMOS A AMIZADE, TODOS OS SENTIDOS NOS FAZEM LEMBRA E RELEMBRAR DO OUTRO. SEJA NA MENTE, OU NO CORAÇÃO.
    AGRADEÇO POR TUDO O QUE PASSOU DE BOM, NESTE ANO. CONSTRUIMOS UMA LINDA AMIZADE.
    E LHE AGRADEÇO MUITO POR ISSO.
    NO FINAL DA TARDE OU ATÉ A MESMO ANOITE, VOLTAREI PARA LHE DEIXAR UM FELIZ NATAL E UMA LINDA IMAGEM DA NOSSA AMIZADE.
    AGRADEÇO POR TUDO.
    FOI UM GRANDE PRAZER TE CONHECER E ME TORNAR AMIGA, DE UMA PESSOA MARAVILHOSA, TÃO DISTANTE, MAS TÃO JUNTO DE MIM..UNIDA PELO CORAÇÃO...


    NÃO DEIXE DE PEGAR OAS SELINHOS NESTE ENDEREÇO.

    http://sandraandrade7.blogspot.com/2009/12/interacao-de-amigos-esta-muito-feliz.html#comments

    ATÉ A VOLTA EM JANEIRO.
    TE AVISAREI QUANDO VOLTAR.
    DESEJO A VOCÊ UM LINDO E MARAVILHOSO NATAL E UM NOVO ANO CHEIO DE PAZ E AMOR. SUCESSO E SAUDE. O RESTANTE A GENTE DÁ UM JEITO.
    UM FORTE ABRAÇO. DEUS FIQUE CONTIGO.
    COM MUITO CARINHO
    SANDRA

     
  • Às 19 de dezembro de 2009 às 02:34 , Blogger Fragmentos Culturais disse...

    ... que fragrâncias! Fizeste-me lembrar os campos de Grasse, na Provença! Vastos, coloridos, aromáticos!

    E linda a tua alfazema, 'lilás' nesse singelo mas elegante 'ramo'!

    Um beijo amistoso,

     
  • Às 19 de dezembro de 2009 às 02:47 , Blogger AnaMar (pseudónimo) disse...

    É também das minhas preferidas.
    Só de olhar sinto o aroma :-)
    Beijo

     
  • Às 22 de dezembro de 2009 às 23:10 , Blogger Sara disse...

    Adoro o cheiro a alfazema. Traz-me sempre à memória lembranças da minha infância em que a minha avó fazia saquinhos que enchia com alfazema e os colocava nas gavetas da roupa para lhes da um cheirinho a alegria. Que saudades me trazem estas memórias...

     
  • Às 30 de janeiro de 2010 às 10:05 , Blogger Maria Otilia Rodrigues disse...

    Passei por aqui através de outro blog e que bem me senti nas suas palavras cheias de ternura, suavidade e beleza, tal qual a alfazema.
    Adoro-a o seu cheiro é inagualável.
    Obrigada por estes momentos cheios de cheiros.
    Tila

     

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

Hiperligações para esta mensagem:

Criar uma hiperligação

<< Página inicial

 
Free Flower Cursors at www.totallyfreecursors.com