Perfume de Jacarandá

Quem és tu. Quem és tu que assim vens pela noite adiante, Pisando o luar branco dos caminhos, Sob o rumor das folhas inspiradas? Sophia de Mello Breyner Andreson

sábado, dezembro 26, 2009

...com canela

Quem não gosta do cheiro a canela em época de Natal e Ano Novo?
Ou da fragrância de uma vela perfumada com o mesmo aroma? Ela traz-me um sentimento de conforto, alegria e optimismo.
Simbolicamente, diz-se, a canela é uma especiaria ligada ao amor, sendo empregada muitas vezes como ingrediente para perfumes mágicos e poções para conquistar a pessoa amada. Há quem acredite que ela atrai o sucesso nos negócios, trazendo sorte e determinação para a solução de problemas. Para mim é simples: adoro o cheiro de canela, (ah! e na cozinha no arroz doce, na aletria, nos sonhos…) evoca-me memórias de férias e festividades, reuniões familiares.
Simplesmente reconfortante.



NOME CIENTÍFICO
Cinnamomum zeylanicum“Cinnamomum” é derivado da palavra Indonésia “Kayumanis”, que significa “ madeira doce

33 Comentários:

  • Às 27 de dezembro de 2009 às 13:30 , Anonymous Milu disse...

    Sem dúvida que, onde mais gosto da canela é no arroz doce. Assim que percepciono o aroma da canela vem-me logo à ideia as travessas de arroz doce amarelinho de ovos. Adoraria ter a casa perfumada com pauzinhos de incenso com aroma de canela, mas não posso, o meu filho incomoda-se, por causa da rinite, fica logo a fungar.Também poderia usar velas com este aroma, que parece não o incomodar, mas por uma questão de cuidados, não quero nada a arder cá em casa, não vá o diabo tecê-las. Vou, portanto, uma vez por outra, deliciando-me com o cheirinho da canela, no arroz doce que vou fazendo, muito raramente. Fiz agora, pelo Natal!
    Um beijinho.

     
  • Às 27 de dezembro de 2009 às 14:42 , Blogger Sereia disse...

    Bom dia!!!
    Se chovesse felicidade eu te desejaria uma tempestade.
    Feliz Ano Novo.
    Beijos lindona.

     
  • Às 27 de dezembro de 2009 às 15:59 , Blogger maria teresa disse...

    A canela é afrodisíaca...
    Também gosto muito do seu cheiro, do seu sabor, das recordações que me traz...
    Abracinho

     
  • Às 27 de dezembro de 2009 às 18:43 , Blogger Naty e Carlos disse...

    Os fogos anunciam a chegada de um ano novo !
    É hora de refazer vossos sonhos ainda não realizados
    e acreditarem que irão concretizá-los.
    Soltar em olhares solidários e carinhosos para os vossos amigos.
    Aprenderem com os erros do ano que está a findar e brindar ao novo ano bem vindo com um sorriso.
    Correrem ao encontro daquele amor ainda não perdido
    ou surpreenderem mais uma vez o amor já conquistado.
    Desejamos a todos vocês um ano repleto de luz, amor, saúde e prosperidade.
    Feliz Ano Novo!

     
  • Às 27 de dezembro de 2009 às 19:06 , Blogger mfc disse...

    Depois da descrição que fizeste, não podia ficar indiferente!

    Neste fim de ano queria dizer o quanto tem sido agradável estimar muito a tua amizade!

    Que tenhas um grande grande 2010 com tudo que desejas!
    Toma um beijinho.

     
  • Às 27 de dezembro de 2009 às 19:18 , Blogger Mona Lisa disse...

    Olá

    Reconfortante, sem dúvida.
    Gosto do cheiro e sabor da canela.
    Uso e abuso dela todo o ano.

    Bjs.

    Lisa

     
  • Às 27 de dezembro de 2009 às 19:30 , Blogger Vieira Calado disse...

    Olá, amiga!

    Passei para deixar saudações

    nesta quadra festiva.

    Beijinho

     
  • Às 27 de dezembro de 2009 às 19:49 , Blogger Graça Pereira disse...

    Coincidência das coincidências... também eu adoro o cheiro de canela!
    Tenho a casa toda com esse cheirinho...não, não é da cozinha.
    Há acendedores espalhados com essência de canela!!
    Pois que entre 2010 com este odor tão bom...para dar sorte, trazer sucesso e muito amor para todos!
    Feliz Ano de 2010!
    Um beijo carinhoso
    Graça

     
  • Às 27 de dezembro de 2009 às 20:45 , Anonymous Anónimo disse...

    Olá princesa
    Que o aroma da canela nos traga um 2010 melhor, que continues com a tua força e a presença sempre tão óptimista e bem disposta, tão importante! um beijo grande
    TT

     
  • Às 27 de dezembro de 2009 às 21:53 , Blogger Chica disse...

    Eu adoro o cheirinho dela e tenho um spay que consegui num hotel e é ótimo...Minha cachorra é que não gosta, tem alergia,rsrsrs beijos,chica

     
  • Às 27 de dezembro de 2009 às 22:03 , Blogger tulipa disse...

    Não gosto muito do cheiro acanela mas eu tb ando com os cheiros meio desafiados...
    um abraço
    tulipa

     
  • Às 27 de dezembro de 2009 às 22:30 , Blogger BritoRunner disse...

    Olá obrigado pela visita.

    Quanto à canela por vezes utilizo um pauzinho no café, pois não gosto de arroz doce.

    se dá para dar sorte e trazer sucesso então vou passar a utilizar muito mais...heheh

    JCBrito

     
  • Às 27 de dezembro de 2009 às 22:57 , Blogger Avelaneira Florida disse...

    Ora pois!!!!!
    Parafraseando alguém:

    COM CANELA ... e com Afectos!!!!!
    Tudo de BOM e DOCE, todos os dias de TODO O ANO!!!!!

    Bjkas!

     
  • Às 27 de dezembro de 2009 às 23:34 , Blogger Sereia disse...

    Olá amiga...
    Muito obrigado pelo comentário...
    Deixa eu te falar uma coisinha, eu adoro canela...
    Muitas vezes eu faço trouxinhas de canela em pau e solto pela casa deixa um aroma delicioso.
    Adorei a sua postagem.
    Um beijo grande.

     
  • Às 28 de dezembro de 2009 às 07:21 , Blogger Pena disse...

    Olhe, admirável Amiga, se diz que a canela é tudo isso, eu acredito completamente.
    Aliás, a minha miga doce prima pelo encanto.
    Possui conhecimentos valiosos e preciosos.
    Desejo-lhe um maravilhoso 2010 brilhante e delicioso.
    Bem-Haja, pela sua amizade para comigo que é recíproca.
    Adorei.
    Beijinhos amigos de um respeito do tamanho do mundo.
    2010 será repleto de coisas lindas e sensíveis como você é no que faz e é.
    Com imenso respeito por tudo o que confecciona com a sua ternura e carinho.

    pena

    Adorei.

     
  • Às 28 de dezembro de 2009 às 12:24 , Blogger Lilazdavioleta disse...

    Bom dia Lilá (s )

    encontro uma certa magia no cheiro da canela e beleza no pau .( mas temos que ter um certo cuidado na colheita excessiva . Alguns humanos ainda não sabem parar , quando gostam )

    Que 2010 te traga o que consideras mais importante .

    Beijo grande ,
    Maria

     
  • Às 28 de dezembro de 2009 às 12:55 , Blogger Sereia disse...

    Bom dia amiga...
    Vom te deixar um beijo e te desejar um feliz Ano Novo com muito sucesso em todos os campos de sua vida...
    Que ele venha regado de muita paz,muito amor e muitas conquistas.
    Um beijo grande.
    Estou sentindo o cheiro de canela daqui de casa, rsrsrsr!!!

     
  • Às 28 de dezembro de 2009 às 13:28 , Blogger poetaeusou . . . disse...

    *
    esvoaça o Natal,
    o 2010, está a chegar,
    ,
    se eu fosse o futuro
    pincelava o 2010
    de um modo desigual,
    invertia os grandes mestres
    estimulava os absurdos
    convertendo o obscuro,
    o branco seria carinho
    a tolerância o preto
    no rosado da saúde,
    e o azul da amizade
    feita ternura esmeraldina
    na meiguice amarelada,
    eu quero a Paz anilada
    no lilás da paixão
    em violeta de amor,
    e de forma desejada
    ofereço, como gratidão,
    o perfume de uma flor.
    ,
    que venha o 2010 !!!
    ,
    conchinhas
    ,
    *

     
  • Às 28 de dezembro de 2009 às 17:52 , Blogger Pedrasnuas disse...

    QUES SEJA O TEU ANO RICO DE AROMAS E TE FAÇAM ESTONTEAR EM BEBEDEIRAS DE CANELA ...JARACANDÁ...E TAMBÉM TE FAÇAM FELIZ ...

    BEIJO

     
  • Às 28 de dezembro de 2009 às 18:52 , Blogger MagyMay disse...

    Sou mais uma das que gostam muito de canela.. do aroma e o paladar.

    Estou a lembrar as queijadas de Sintra.
    Sabem a canela...e como os meus sentidos ficam ao saboreá-las....

    Beijinhos...polvilhados de canela

     
  • Às 28 de dezembro de 2009 às 19:34 , Anonymous Anónimo disse...

    ....sem dúvida que a mim evoca-me memórias de férias e festividades, reuniões de amigos: DAR NAS CANELAS , isto é jogar à bola duro e feio..eheheeh...
    A outra canela só no arroz doce e nos casamentos.
    .

     
  • Às 28 de dezembro de 2009 às 21:54 , Blogger Vicktor disse...

    Querida Lilá(s)

    "Com sensualidade, a canela, na forma de folha enrolada sobre si própria, mergulhou no líquido escuro, bebida de artistas e escritores e do Povo também, dando-lhe um aroma único vindo das terras de Ceilão.

    O café, porque do café se tratava quando de bebida falámos, sentiu a carícia com um arrepio que mais o fez fumegar. Mas o seu aroma era agora uma mescla de café e canela que deliciou quem o degustou."


    Beijinhos.

     
  • Às 29 de dezembro de 2009 às 00:52 , Blogger Dalva disse...

    Hum... canela evoca-me o cheiro da casa da minha avó... no mingau que ela me fazia pela manhã! Delícia!!!

    Um beijo, querida amiga das essências e perfumes...

     
  • Às 29 de dezembro de 2009 às 05:58 , Blogger Chris disse...

    O aroma a canela é um dos meus preferidos.
    Um excelente 2010 cheio de coisas boas!
    Um beijo
    Chris

     
  • Às 29 de dezembro de 2009 às 13:24 , Blogger ~PakKaramu~ disse...

    Pak Karamu visiting your blog

     
  • Às 29 de dezembro de 2009 às 15:10 , Blogger .Lis disse...

    Oi, querida Lila
    Bom saber que está ligada a magia do amor, porque a gente está precisando , não é não? rs
    É um cheirinho de ternura,Lila. de aconchego mesmo.
    Passo rapidinho pq estou fora de casa, e deixo meu abraço bem carinhoso ,dizer que sua companhia foi especial , caminhar com voce faz muita diferen ça , dá o toque que preciso pra deixar minha vida mais chic, mais charmosa. rs
    Um feliz ano novo e vamos nos ver,por aqui e depois por aí ou do lado de cá.Do mar.
    Um ano bom , com meus abraços

     
  • Às 29 de dezembro de 2009 às 16:29 , Anonymous Hellag disse...

    adoro canela! no arroz doce, no pastel de nata...canela conforta, não sei porquê! e "desta" canela gostei muito! vou voltar para outros aromas, bom 2010, bjs

     
  • Às 29 de dezembro de 2009 às 16:42 , Blogger Mada disse...

    Feliz 2010 amiga linda! Agradeço a Deus por ter atravessado o meu caminho, por sentir o seu carinho.
    Por meus olhos verem coisas lindas que posta e peço ao Criador que possamos estar sempre juntas!

    Bjsss

     
  • Às 29 de dezembro de 2009 às 21:11 , Anonymous Vítor e Rita disse...

    Lilás com cheirinho a canela... Hum!... parece tentador.
    Se não tens cuidado, qualquer dia dão-te uma dentada! E depois não digas que não te avisámos.

    Beijinhos e Cinnamomum para ti, também!
    Vítor e Rita

     
  • Às 29 de dezembro de 2009 às 21:17 , Blogger Mona Lisa disse...

    Olá

    Passei só para te deixar um beijo enorme de um BOM ANO 2010.

    Lisa

     
  • Às 30 de dezembro de 2009 às 23:57 , Blogger Sara disse...

    Neste momento tenho incenso a queimar e é precisamente de canela. Engraçadas estas coincidências.

    Gosto muito de velas e de incensos. Os cheiros agradáveis enchem-nos a alma e é muito bom senti-los. Bjs

     
  • Às 31 de dezembro de 2009 às 01:57 , Blogger Susaninha disse...

    Hummmmmmmm que bom:)
    Eu adoro cheiro a canela:)
    SUUUUUUUUrrisinhos com canela:)

     
  • Às 2 de março de 2010 às 15:18 , Anonymous Anónimo disse...

    Adoro o cheiro a canela , ainda este fim de semana comi arroz doce com muitaaaa canela.
    beijinho
    Carla

     

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

Hiperligações para esta mensagem:

Criar uma hiperligação

<< Página inicial

 
Free Flower Cursors at www.totallyfreecursors.com