sábado, dezembro 26, 2009

...com canela

Quem não gosta do cheiro a canela em época de Natal e Ano Novo?
Ou da fragrância de uma vela perfumada com o mesmo aroma? Ela traz-me um sentimento de conforto, alegria e optimismo.
Simbolicamente, diz-se, a canela é uma especiaria ligada ao amor, sendo empregada muitas vezes como ingrediente para perfumes mágicos e poções para conquistar a pessoa amada. Há quem acredite que ela atrai o sucesso nos negócios, trazendo sorte e determinação para a solução de problemas. Para mim é simples: adoro o cheiro de canela, (ah! e na cozinha no arroz doce, na aletria, nos sonhos…) evoca-me memórias de férias e festividades, reuniões familiares.
Simplesmente reconfortante.



NOME CIENTÍFICO
Cinnamomum zeylanicum“Cinnamomum” é derivado da palavra Indonésia “Kayumanis”, que significa “ madeira doce

33 comentários:

Milu disse...

Sem dúvida que, onde mais gosto da canela é no arroz doce. Assim que percepciono o aroma da canela vem-me logo à ideia as travessas de arroz doce amarelinho de ovos. Adoraria ter a casa perfumada com pauzinhos de incenso com aroma de canela, mas não posso, o meu filho incomoda-se, por causa da rinite, fica logo a fungar.Também poderia usar velas com este aroma, que parece não o incomodar, mas por uma questão de cuidados, não quero nada a arder cá em casa, não vá o diabo tecê-las. Vou, portanto, uma vez por outra, deliciando-me com o cheirinho da canela, no arroz doce que vou fazendo, muito raramente. Fiz agora, pelo Natal!
Um beijinho.

Anónimo disse...

Bom dia!!!
Se chovesse felicidade eu te desejaria uma tempestade.
Feliz Ano Novo.
Beijos lindona.

maria teresa disse...

A canela é afrodisíaca...
Também gosto muito do seu cheiro, do seu sabor, das recordações que me traz...
Abracinho

Naty disse...

Os fogos anunciam a chegada de um ano novo !
É hora de refazer vossos sonhos ainda não realizados
e acreditarem que irão concretizá-los.
Soltar em olhares solidários e carinhosos para os vossos amigos.
Aprenderem com os erros do ano que está a findar e brindar ao novo ano bem vindo com um sorriso.
Correrem ao encontro daquele amor ainda não perdido
ou surpreenderem mais uma vez o amor já conquistado.
Desejamos a todos vocês um ano repleto de luz, amor, saúde e prosperidade.
Feliz Ano Novo!

mfc disse...

Depois da descrição que fizeste, não podia ficar indiferente!

Neste fim de ano queria dizer o quanto tem sido agradável estimar muito a tua amizade!

Que tenhas um grande grande 2010 com tudo que desejas!
Toma um beijinho.

Mona Lisa disse...

Olá

Reconfortante, sem dúvida.
Gosto do cheiro e sabor da canela.
Uso e abuso dela todo o ano.

Bjs.

Lisa

vieira calado disse...

Olá, amiga!

Passei para deixar saudações

nesta quadra festiva.

Beijinho

Graça Pereira disse...

Coincidência das coincidências... também eu adoro o cheiro de canela!
Tenho a casa toda com esse cheirinho...não, não é da cozinha.
Há acendedores espalhados com essência de canela!!
Pois que entre 2010 com este odor tão bom...para dar sorte, trazer sucesso e muito amor para todos!
Feliz Ano de 2010!
Um beijo carinhoso
Graça

Anónimo disse...

Olá princesa
Que o aroma da canela nos traga um 2010 melhor, que continues com a tua força e a presença sempre tão óptimista e bem disposta, tão importante! um beijo grande
TT

chica disse...

Eu adoro o cheirinho dela e tenho um spay que consegui num hotel e é ótimo...Minha cachorra é que não gosta, tem alergia,rsrsrs beijos,chica

Unknown disse...

Não gosto muito do cheiro acanela mas eu tb ando com os cheiros meio desafiados...
um abraço
tulipa

BritoRunner disse...

Olá obrigado pela visita.

Quanto à canela por vezes utilizo um pauzinho no café, pois não gosto de arroz doce.

se dá para dar sorte e trazer sucesso então vou passar a utilizar muito mais...heheh

JCBrito

Unknown disse...

Ora pois!!!!!
Parafraseando alguém:

COM CANELA ... e com Afectos!!!!!
Tudo de BOM e DOCE, todos os dias de TODO O ANO!!!!!

Bjkas!

Anónimo disse...

Olá amiga...
Muito obrigado pelo comentário...
Deixa eu te falar uma coisinha, eu adoro canela...
Muitas vezes eu faço trouxinhas de canela em pau e solto pela casa deixa um aroma delicioso.
Adorei a sua postagem.
Um beijo grande.

Pena disse...

Olhe, admirável Amiga, se diz que a canela é tudo isso, eu acredito completamente.
Aliás, a minha miga doce prima pelo encanto.
Possui conhecimentos valiosos e preciosos.
Desejo-lhe um maravilhoso 2010 brilhante e delicioso.
Bem-Haja, pela sua amizade para comigo que é recíproca.
Adorei.
Beijinhos amigos de um respeito do tamanho do mundo.
2010 será repleto de coisas lindas e sensíveis como você é no que faz e é.
Com imenso respeito por tudo o que confecciona com a sua ternura e carinho.

pena

Adorei.

Lilazdavioleta disse...

Bom dia Lilá (s )

encontro uma certa magia no cheiro da canela e beleza no pau .( mas temos que ter um certo cuidado na colheita excessiva . Alguns humanos ainda não sabem parar , quando gostam )

Que 2010 te traga o que consideras mais importante .

Beijo grande ,
Maria

Anónimo disse...

Bom dia amiga...
Vom te deixar um beijo e te desejar um feliz Ano Novo com muito sucesso em todos os campos de sua vida...
Que ele venha regado de muita paz,muito amor e muitas conquistas.
Um beijo grande.
Estou sentindo o cheiro de canela daqui de casa, rsrsrsr!!!

poetaeusou . . . disse...

*
esvoaça o Natal,
o 2010, está a chegar,
,
se eu fosse o futuro
pincelava o 2010
de um modo desigual,
invertia os grandes mestres
estimulava os absurdos
convertendo o obscuro,
o branco seria carinho
a tolerância o preto
no rosado da saúde,
e o azul da amizade
feita ternura esmeraldina
na meiguice amarelada,
eu quero a Paz anilada
no lilás da paixão
em violeta de amor,
e de forma desejada
ofereço, como gratidão,
o perfume de uma flor.
,
que venha o 2010 !!!
,
conchinhas
,
*

By Me disse...

QUES SEJA O TEU ANO RICO DE AROMAS E TE FAÇAM ESTONTEAR EM BEBEDEIRAS DE CANELA ...JARACANDÁ...E TAMBÉM TE FAÇAM FELIZ ...

BEIJO

MagyMay disse...

Sou mais uma das que gostam muito de canela.. do aroma e o paladar.

Estou a lembrar as queijadas de Sintra.
Sabem a canela...e como os meus sentidos ficam ao saboreá-las....

Beijinhos...polvilhados de canela

Anónimo disse...

....sem dúvida que a mim evoca-me memórias de férias e festividades, reuniões de amigos: DAR NAS CANELAS , isto é jogar à bola duro e feio..eheheeh...
A outra canela só no arroz doce e nos casamentos.
.

Vicktor Reis disse...

Querida Lilá(s)

"Com sensualidade, a canela, na forma de folha enrolada sobre si própria, mergulhou no líquido escuro, bebida de artistas e escritores e do Povo também, dando-lhe um aroma único vindo das terras de Ceilão.

O café, porque do café se tratava quando de bebida falámos, sentiu a carícia com um arrepio que mais o fez fumegar. Mas o seu aroma era agora uma mescla de café e canela que deliciou quem o degustou."


Beijinhos.

Dalva Nascimento disse...

Hum... canela evoca-me o cheiro da casa da minha avó... no mingau que ela me fazia pela manhã! Delícia!!!

Um beijo, querida amiga das essências e perfumes...

Cristina Fernandes disse...

O aroma a canela é um dos meus preferidos.
Um excelente 2010 cheio de coisas boas!
Um beijo
Chris

~PakKaramu~ disse...

Pak Karamu visiting your blog

lis disse...

Oi, querida Lila
Bom saber que está ligada a magia do amor, porque a gente está precisando , não é não? rs
É um cheirinho de ternura,Lila. de aconchego mesmo.
Passo rapidinho pq estou fora de casa, e deixo meu abraço bem carinhoso ,dizer que sua companhia foi especial , caminhar com voce faz muita diferen ça , dá o toque que preciso pra deixar minha vida mais chic, mais charmosa. rs
Um feliz ano novo e vamos nos ver,por aqui e depois por aí ou do lado de cá.Do mar.
Um ano bom , com meus abraços

Hellag disse...

adoro canela! no arroz doce, no pastel de nata...canela conforta, não sei porquê! e "desta" canela gostei muito! vou voltar para outros aromas, bom 2010, bjs

Mada disse...

Feliz 2010 amiga linda! Agradeço a Deus por ter atravessado o meu caminho, por sentir o seu carinho.
Por meus olhos verem coisas lindas que posta e peço ao Criador que possamos estar sempre juntas!

Bjsss

Vítor e Rita disse...

Lilás com cheirinho a canela... Hum!... parece tentador.
Se não tens cuidado, qualquer dia dão-te uma dentada! E depois não digas que não te avisámos.

Beijinhos e Cinnamomum para ti, também!
Vítor e Rita

Mona Lisa disse...

Olá

Passei só para te deixar um beijo enorme de um BOM ANO 2010.

Lisa

Sara disse...

Neste momento tenho incenso a queimar e é precisamente de canela. Engraçadas estas coincidências.

Gosto muito de velas e de incensos. Os cheiros agradáveis enchem-nos a alma e é muito bom senti-los. Bjs

Brinquinho da cantareira disse...

Hummmmmmmm que bom:)
Eu adoro cheiro a canela:)
SUUUUUUUUrrisinhos com canela:)

Anónimo disse...

Adoro o cheiro a canela , ainda este fim de semana comi arroz doce com muitaaaa canela.
beijinho
Carla