Perfume de Jacarandá

Quem és tu. Quem és tu que assim vens pela noite adiante, Pisando o luar branco dos caminhos, Sob o rumor das folhas inspiradas? Sophia de Mello Breyner Andreson

quarta-feira, setembro 08, 2010

figos no quintal

A casca é fina e delicada, a polpa rosada-vermelha; para além da cor extraordinária estes roxos-corigos têm um sabor único,…adoro estes figos.
São pequenos doces e sumarentos; quanto a sabor e textura que maravilha! Colhidos directamente pela produtora, são únicos.
Com o cesto favorito, foi hoje o dia aguardado já há algum tempo para colher a dose suficiente, para pela primeira vez fazer compota;
e que compota deliciosa!



Horas depois eis o resultado: sirvam-se...

50 Comentários:

  • Às 8 de setembro de 2010 às 18:13 , Blogger Justine disse...

    Um dos pequenos-grandes prazeres da vida: ir ao jardim apanhar figos!Os meus são dessa qualidade, só que não tenho paciência para fazer doce, como-os ao natural. Obrigada pela prova, a compota ficou deliciosa:)))

     
  • Às 8 de setembro de 2010 às 18:21 , Blogger Petrus Monte Real disse...

    Um carinho!
    A memória transportou-me a casa de meus pais e avós, onde, vezes sem conta, apreciei iguarias semelhantes.
    Afinal, eis como uma bela imagem, acompanhada de convincentes e desafiadoras palavras, fazem bem à nossa alma.
    Muito grato
    Beijos

     
  • Às 8 de setembro de 2010 às 18:36 , Anonymous Anónimo disse...

    Querida colega que maneira doce e maravilhosa de começar o ano lectivo! café, e compota de figo!!! a "Isabel" anda fazendo milagres por aí?
    Beijos, fonte de inspiração

     
  • Às 8 de setembro de 2010 às 18:52 , Blogger Fa menor disse...

    mnhamm nham nham

    também tenho figos no quintal, e em anos idos fiz compota também. Agora foge-me a paciência...
    tenho de dizer ao marido para fazer, que ele adora culinária.

    Bjins

     
  • Às 8 de setembro de 2010 às 19:01 , Blogger lis disse...

    Que figos maravilhososos Lilá(s) bom de ver , de sentir o cheirinho e de comer.
    Conheço desses mas quase nao vejo aqui, só mesmo aqueles com casca mais verde, e nunca tão saudáveis porque é em supermercado, aí já viu né? nao tem a mesma qualidade.
    A compota que mais fazemos aqui é com eles verdinhos e inteiros com uma calda bem consistente , fica uma delicia acompanhada com chantilly.
    Ah bem que gostaria de experimentar esse doce com essa torradinha .!! dos deuses , pra comer rezando rs.
    Obrigada pelo lindo post , agradando quatro sentidos : visão, olfato, paladar e até o tato porque colher é a melhor parte,nao ?
    deixo abraços

     
  • Às 8 de setembro de 2010 às 19:25 , Blogger AC disse...

    Ah, esse quintal!
    Sabe que a compota de figo é uma das minhas preferidas? E que aspecto, essa tem!

    Beijo :)

     
  • Às 8 de setembro de 2010 às 19:46 , Blogger Há.dias.assim disse...

    Só lhes encontro um defeito: Engordam tanto!

     
  • Às 8 de setembro de 2010 às 20:03 , Anonymous Anónimo disse...

    ...corigo: certamente o mais saboroso figo do pa´s, já dizia...o meu avô.

    VSN

     
  • Às 8 de setembro de 2010 às 22:01 , Blogger Mona Lisa disse...

    Olá

    Adoro figos.
    "Encharco-me" neles!
    Nunca tive o prazer de os apanhar e saborear!

    Hummmmm...sou "fanática" por compotas caseiras...
    Servi-me...uma delícia!

    Beijos.

     
  • Às 8 de setembro de 2010 às 22:06 , Blogger MagyMay disse...

    Eu vou ao cesto!
    Prefiro os figuinhos.

    Beijos, Lilá(s)

     
  • Às 8 de setembro de 2010 às 22:21 , Blogger gaivota disse...

    hummmmmmmmmm, até me babo! este ano também fiz um bocadinho de doce de figo... tão bom!
    beijinhos

     
  • Às 8 de setembro de 2010 às 22:42 , Blogger Valéria Gomes disse...

    Nossa!!! Fiquei com água na boca!!!

    Beijocas!!!

     
  • Às 9 de setembro de 2010 às 00:31 , Blogger AVOGI disse...

    Ai o que eu vejo: os corigos, não é? figos do Algarve ou Alentejo.
    mas digo de verdade , prefiro em fruto do que em compota embora adere compota, mas figos.... ai deles ..vao todos ao natural sem tempo para compota.
    kis :)

     
  • Às 9 de setembro de 2010 às 02:21 , Blogger Rosan disse...

    olá;
    que delicia, deu até água na boca.
    por cá ainda os ramos a começar as primeiras folhas, mas sei esperar por estas delicias hummmmmm

    beijo

     
  • Às 9 de setembro de 2010 às 02:33 , Blogger Barbara disse...

    Que maldade!
    Ou
    Que deleite para a minha gula...
    Os figos, gosto de todo jeito e gosto como os descreves - como eles são -(quase de outro mundo)...

     
  • Às 9 de setembro de 2010 às 03:04 , Blogger alegria de viver disse...

    Olá querida

    Linda cesta, mas o recheio é de comer chorando.
    A geleia ficou linda, imagino o gostinho.

    Com muito carinho BJS.

     
  • Às 9 de setembro de 2010 às 03:08 , Blogger ONG ALERTA disse...

    Me fez lembrar minha infância, paz.
    Beijo Lisette.

     
  • Às 9 de setembro de 2010 às 10:28 , Blogger biodivers©idade disse...

    Olá Lila
    Tudo bem?
    Está atenta ás nossas iniciativas...

     
  • Às 9 de setembro de 2010 às 12:28 , Blogger Susaninha disse...

    ESTOU A BABAR...AI esse figuinhos:):)
    Chamava-lhe um figo, chamava:)

     
  • Às 9 de setembro de 2010 às 17:50 , Blogger Graça Pereira disse...

    Esse cestos de figos...merecia um poema! Eu tive pêssegos saborosos e vermelhinhos...
    Gosto muito de figos com pão, "casamento" que aprendi a fazer com a minha mãe!
    A compota tem um aspecto delicioso...sinto daqui o seu perfume!
    Beijo amigo
    Graça

     
  • Às 9 de setembro de 2010 às 18:46 , Blogger Rita Norte disse...

    A compota tem um óptimo aspecto :)

     
  • Às 9 de setembro de 2010 às 23:14 , Blogger contagotas disse...

    Que belo aspecto!
    O doce é óptimo para acompanhar queijo aquecido no forno até ficar derretido e levemente tostado. É uma excelente sobremesa, nada calórica.

    Beijos para a produtora de tão belos figos
    MariaIvone

     
  • Às 9 de setembro de 2010 às 23:20 , Blogger Rosa dos Ventos disse...

    Que aspecto delicioso!
    Adoro figos e então nem falar de compota...
    Este ano a minha irmã teve poucos figos, não deu para fazer compota!:((

    Abraço

     
  • Às 10 de setembro de 2010 às 00:11 , Blogger Cristina Fernandes disse...

    Isto é uma maldade doce e apetecível. Adoro figos de todas as maneiras... e as saudades que tenho de os apanhar lá para os Algarves...
    Beijo
    Chris

     
  • Às 11 de setembro de 2010 às 00:34 , Blogger Vanuza Pantaleão disse...

    Lilá, querida!

    Se o figo, em si, já é delicioso, agora, a compota tão docinha e acompanhada dessas torradinhas...hummmmmm, não faz isso comigo, não!Rsrsrs.

    Vou fazer-lhe umas surpresinhas no matagal...

    Um doce final de semana!!!Bjssss

     
  • Às 11 de setembro de 2010 às 03:15 , Blogger Sônia Silvino disse...

    Amiiiiiga!
    Posso lamber o monitor?????
    Que delícia!
    Beijinhos, muitos, com sabor de doce de figo! rs

     
  • Às 11 de setembro de 2010 às 13:01 , Blogger Pedrasnuas disse...

    AI ...ISSO NÃO SE FAZ...COLOCAR ISSO ASSIM... AGORA FICO A SALIVAR...ADORO FIGOS E ESSES ESTÃO MESMO ÓPTIMOS...COMPRO-OS TÃO CAROS...MEIA DÚZIA SÓ PARA PROVAR...AI...NÃO É JUSTO...E COMO SE NÃO BASTASSE AINDA DEIXAS A COMPOTA... HUMMM....

    BEIJOCAS :)))

     
  • Às 11 de setembro de 2010 às 13:07 , Anonymous Anónimo disse...

    Lilocas, isso é maldade...ando a tentar fazer dieta...vou já prá dispensa ver se tenho lá algo parecido...que delicia malvadinha...
    Beijos
    AP

     
  • Às 11 de setembro de 2010 às 19:51 , Blogger Sandra disse...

    CURIOSA TEM IMENSO PRAZER EM TE RECEBER POR AQUI E COMEMOMORAR ESTE CARINHO COM VOCÊ.
    SEI QUE NÃO FOI POSSIVEL COMUNICAR COM ANTECEDENCIA DO ANIVER DO BLOG E NEM MESMO SOBRE A COLETIVA. MAS SE PUDER VIR COMER UM PEDACINHO DO BOLO FICAREI MUITO FELIZ. AINDA É POSSIVEL DE POSTAR A COLETIVA DE PARTICIPAÇÃO. BASTA POSTAR E DEIXAR O LINK AQUI. INCLUIREI COM MUITO CARINHO.
    UM FORTE ABRAÇO. PELA SUA PRESENÇA.
    AS VEZES NÃO CONSAEGUIMOS TIRAR UM TEMPO MAIOR. MAS O POUQUINHO QUE FIZEMOS TEM QUE SER DE QUALIDADE. POR ISSO EU TE AGRADEÇO PELO CARINHO, AMIZADE E TERNURA.
    MUITO OBRIGADA PELA PRESENÇA.
    AMIGOS SÃO REALMENTE VERDADEIROS TESOUROS GUARDADOS EM NOSSO CORAÇÃO.
    CURIOSA AGRADEÇE COM MUITA TERNURA A VISITA..VOCÊ É A MEU MELHOR PRESENTE
    CARINHOSAMENTE,
    SANDRA.

     
  • Às 11 de setembro de 2010 às 22:42 , Blogger tulipa disse...

    OLÁ LILA

    Ora bem...se eu tivesse decidido "hoje" visitar a ALDEIALAR talvez tivesse visto uma bela apanha de figos...
    E eu, que adoro figos!!!

    Penso mesmo que deve ser um dos pequenos-grandes prazeres da vida: ir ao jardim apanhar fruta, seja ela qual for, é sinal que se tem um jardim e fruta p/colher...

    Agora, quero dar-lhe os Parabéns pelo talento e paciência que tem, para fazer doce.

    Mas...nem sempre, essa actividade dá bons frutos e acabei de saber por telefone que um primo meu de 70 anos, está hospitalizado, em estado grave, por ter caído da figueira que tem no quintal...que problema ele arranjou, fracturou 4 costelas e uma delas está prestes a perfurar o pulmão...

    Bom Domingo.
    Beijos

     
  • Às 11 de setembro de 2010 às 23:54 , Blogger Daniele O disse...

    Lilás, parabéns seu blog é muito giro!
    E você...é iluminada, voltarei mais vezes!

    Prazer...Dani.

     
  • Às 12 de setembro de 2010 às 00:42 , Anonymous Vicktor disse...

    "Uns comem os figos e a outros rebentam os lábios", diz o Povo e tem razão...

    Mas o que escrevo virá a propósito de quê? Tonteria da noite avançada, por certo... quando na verdade connosco partilhas um belo cesto de figos [figueira, uma histórica árvore desta região] e uma não menos apetitosa compota.

    Bjs

     
  • Às 12 de setembro de 2010 às 08:23 , Blogger CarlaSofia disse...

    que maravilha! Adoro figos e estes parecem ser deliciosos!
    *

     
  • Às 12 de setembro de 2010 às 11:20 , Blogger Lilazdavioleta disse...

    Lilá ( s ),

    tens um don admirável , mostrar - nos os pequenos grandes prazeres da vida .

    Apanhar figos ... delicia .

    Um beijo

     
  • Às 12 de setembro de 2010 às 11:29 , Blogger uminuto disse...

    adoro figos...que belas fotos
    um beijo

     
  • Às 12 de setembro de 2010 às 19:58 , Blogger tulipa disse...

    Ate dá vontade de trincar rs
    um abraço
    tulipa

     
  • Às 12 de setembro de 2010 às 20:11 , Blogger Dalva disse...

    hummm... delícia de post!!! Este doce é tão bom quanto o perfume do figo...

    Bjs.

     
  • Às 12 de setembro de 2010 às 23:25 , Blogger APO (Bem-Trapilho) disse...

    bemmmm que delicia!!!
    :)
    muito obrigada pela visita! sei que já lá vai algum tempo, mas só agora cá pude vir agradecer. desculpa.
    bjinhos e volta sempre!

     
  • Às 12 de setembro de 2010 às 23:50 , Blogger MZ disse...

    Ai!
    Eu adoro compota de figo...
    Que maravilha, Lilá(s) deve estar uma delícia!

    beijinhos

     
  • Às 13 de setembro de 2010 às 10:04 , Anonymous A Magia da Noite disse...

    Agradou-me a compota.

     
  • Às 13 de setembro de 2010 às 20:03 , Anonymous Marieta disse...

    Querida amiga,

    Desta vez deixaste-me com água na boca, adoro figos e sua geleia, igualmente.
    Vendo este cesto com lindos figos, lembrei-me com saudade de minha mocidade.
    Numa tarde chuvosa, com os "desejos" de minha 1ª gravidez, corri à chácara onde havia uma figueira carregada de frutos e me pus a saboreá-los não importando sequer com a chuva que caía sem trégua. Ah! que delícia de figos.

    Um beijo com carinho

     
  • Às 13 de setembro de 2010 às 21:22 , Blogger Fernanda disse...

    Amiga Lila!

    Figos! Hummmmmmmmmmm!
    Adoro!

    Não tenho agora figueira, mas tem o vizinho :))))
    Já cá tenho os marmelos para fazer marmelada e geleia.
    Também são do vizinho, porque o marmaleiro cá de casa secou... por desenraizamento quase total provocado pelas toupeiras.
    Uma praga que já consiguimos extinguir naturalmente. Sem venenos, mas com armadilhas!!!

    O doce está com um aspecto divinal!
    Lembro-me logo do cheirinho que fica na casa por dias seguidos...

    Amiga, quando vier a Cerveira diga-me.
    Há no Rau um sítio para mensagens mais pessoais.
    Não hesite em fazê-lo. Adoramos receber, eu e o José.
    Beijinhos

     
  • Às 14 de setembro de 2010 às 10:36 , Blogger Rita disse...

    GULOSA!!!
    Olha a balança!

     
  • Às 14 de setembro de 2010 às 15:20 , Blogger Noslen ed azuos disse...

    ...que maldade! pode mandar agora uma compota para mim! rsrs. Que delicia de post.

    bjs
    ns

     
  • Às 14 de setembro de 2010 às 17:46 , Blogger Pelos caminhos da vida. disse...

    Se vc soubesse o qto adoro figo, não faria isso comigo, hummmmmmmmmmmm

    beijooo.

     
  • Às 15 de setembro de 2010 às 21:57 , Blogger poetaeusou . . . disse...

    *
    adoro figos, os teus
    parecem ser pingo de mel,
    ,
    nasci no meio de figueiras,
    Casal das Figueiras-Nazaré,
    hoje é um Casal de Casas !
    srsrsrsr,
    ,
    conchinhas,
    ,
    *

     
  • Às 15 de setembro de 2010 às 22:34 , Anonymous Lua Nova disse...

    Jesus, que maravilha!!! Deu-me água na boca e encheu-me os olhos de alegria. Que cesta mimosa e que lindos figos. Acho que vou plantar figos no meu quintal... rsrsrsr...
    A compota tem uma consistência perfeita e uma cor deliciosa.
    Mas tudo tem um defeito gravíssimo: estão do outro lado do oceano... rsrsr... Obrigada pelo momento saboroso.
    Beijokas.

     
  • Às 16 de setembro de 2010 às 10:35 , Blogger O Báu da Mimi disse...

    Hum hum que deliciaaaaaa, adoro :)
    Beijinhos*

     
  • Às 18 de setembro de 2010 às 21:49 , Blogger Xana disse...

    É uma fruta k nunca provei, até tenho a sensação (não sei porquê) k não vou gostar, mas as compotas dele deixam-me bem curiosa.. Ficam com uma cor mesmo apetitosa...
    Obrigado pelo carinho cmg sempre amiga :)
    beijoca

     
  • Às 24 de setembro de 2010 às 00:42 , Blogger Hanukká disse...

    Olá,
    Levantemo-nos de manhã para ir às vinhas, vejamos se florescem as vides, se se aparecem as tenras uvas, se já brotam as romãzeiras; ali te darei os meus amores. Cânticos 7:12


    .....oooO.............
    ....(....)....Oooo....
    .....)../. ...(....)..
    .....(_/.......)../...
    .............. (_/....
    ... PASSEI POR .......
    ..... AQUI e deixei..
    ......... flores......
    .........beijos........

     

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

Hiperligações para esta mensagem:

Criar uma hiperligação

<< Página inicial

 
Free Flower Cursors at www.totallyfreecursors.com